faixa - nao remover

BANCOS CHINESES VÃO COOPERAR COM O BRASIL NA ÁREA DE ENERGIA

Dilma Rousseff e Xi JinpingO BNDES fechou parcerias com instituições financeiras chinesas, com o objetivo de cooperarem entre si em diversas áreas, sendo o setor de energia um dos destaques. Os acordos foram assinados durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do presidente da China, Xi Jinping.

As parcerias envolveram dois bancos; o Banco de Desenvolvimento da China (CDB) e o Eximbank chinês. O objetivo é gerar uma cooperação mútua a fim de promover programas e o desenvolvimento de projetos de interesse comum entre os dois países nas áreas de infraestrutura, transportes, geração de energia, telecomunicações, pesquisa e desenvolvimento e agricultura.

De acordo com o BNDES, os acordos também permitem que os bancos possam realizar financiamentos, co-financiamentos ou criem consórcios para apoiar projetos de investimento no Brasil ou em outros países que atendam aos interesses e políticas operacionais de ambas as instituições e às políticas de ambos os países.

Com o Exim, o acordo tem duração de dois anos, e o foco serão projetos de diversas áreas, como energia, infraestrutura e aeronáutica; projetos de investimentos e comércio de produtos e serviços de alto valor agregado.

Já com o CDB, a parceria prevê, entre os instrumentos de cooperação, a possibilidade de concessão de linha de crédito do banco chinês ao BNDES para apoio a projetos de interesse comum, nos moldes do que já é executado com outros bancos de desenvolvimento multilaterais e agências governamentais. O memorando terá prazo de vigência de três anos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of