faixa - nao remover

BANCOS INDIANOS DEIXARAM DE PAGAR PELO PETRÓLEO RUSSO DEPOIS DAS SANÇÕES AMERICANAS. BRASIL IMPORTA DIESEL E CORRE RISCO

trmpO peso da mão do presidente Trump já pode ser sentido no objetivo de terminar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. E o primeiro “remédio” foi o anúncio de sanções contra as empresas petrolíferas da Rússia. Os primeiros efeitos foram quase que imediatos. Alguns bancos indianos começaram a bloquear  os pagamentos por importações de petróleo russo após a última rodada das sanções americanas, de acordo com um relatório da Energy Intelligence, uma empresa de informações sobre energia. Os EUA anunciaram sanções em larga escala contra grandes empresas petrolíferas russas e para quase 200 navios da “frota paralela” de Moscou. Após as novas restrições, instituições financeiras na Índia começaram a bloquear pagamentos de petróleo bruto russo.  Os bancos estatais da Índia, State Bank of India e Punjab National Bank, foram os que mais tiveram cautela para evitar as sanções americanas. Os bancos privados adotaram uma abordagem menos rígida, disse o relatório. Com isso, surge uma preocupação com o Brasil, que poderá ser o primeiro grande embate entre os governos Trump e Lula. No dia de sua posse, respondendo a uma pergunta de uma jornalista brasileira sobre a relação com o Brasil, Trump mostrou o seu lado “papel de embrulhar prego”: “ O Brasil depende de nós e nós não dependemos dele.”

O Brasil precisa aferir a sua reserva estratégica de óleo diesel

O Brasil precisa aferir a sua reserva estratégica de óleo diesel

Foi a primeira manifestação pública sobre a relação com o Brasil, desde que Lula o chamou de “nazista” durante a campanha presidencial.  Agora, sancionando as petroleiras russas, surge a primeira possibilidade de sanções também contra o Brasil, que não compra petróleo russo, mas importa uma grande quantidade de óleo diesel da Rússia. E isto significa que a Petrobrás poderia ser sancionada também, se os Estados Unidos usar o mesmo critério. O Petronotícias enviou um questionamento para a Petrobrás e aguarda para saber a posição da empresa sobre este tema.

A Índia se tornou a principal importadora mundial de petróleo russo após a invasão em larga escala de fevereiro de 2022 e a subsequente barragem de sanções ocidentais. Só a Índia foi responsável por quase metade de todas as exportações de petróleo bruto marítimo russo em 2024. Aproximadamente 20% dessas exportações se originaram da Surgutneftegas e da Gazprom Neft, empresas petrolíferas russas alvos das recentes sanções de Washington, de acordo com a S&P Global. Os petroleiros da frota paralela sancionados transportaram 450.000 barris de petróleo bruto para a Índia por dia.

Os petroleiros russos sancionados que foram autuados antes das sanções entrarem em vigor poderão descarregar em portos na Índia até 12 de março, o fim do período de carência dos EUA. Refinarias na Índia já firmaram acordos para comprar petróleo bruto de Omã e dos Emirados Árabes Unidos. O endurecimento das sanções levou a uma queda acentuada nas exportações nas exportações de petróleo bruto marítimo russo na semana passada.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of