BANDEIRA VERMELHA E MAIS TÉRMICAS NO SISTEMA ELÉTRICO VÃO SALGAR A CONTA DE LUZ DOS BRASILEIROS NOS PRÓXIMOS MESES | Petronotícias




faixa - nao remover

BANDEIRA VERMELHA E MAIS TÉRMICAS NO SISTEMA ELÉTRICO VÃO SALGAR A CONTA DE LUZ DOS BRASILEIROS NOS PRÓXIMOS MESES

53940765240_ea354a5a3d_cNão deixar luzes acesas desnecessariamente e reduzir o uso de alguns equipamentos domésticos são alguns dos hábitos que os brasileiros terão de retomar na sua rotina nos próximos meses. Isso porque a Agência Nacional da Energia Elétrica (Aneel) anunciou neste último final de semana que acionou a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de setembro, o que representa um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Essa foi a primeira vez em pouco mais de três anos que essa bandeira foi acionada.

As perspectivas não são muito animadoras para os próximos meses, especialmente por conta da severa estiagem que atinge o Brasil neste ano. Aliás, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), essa é a maior seca já vista na  história recente do país. Por conta desse cenário, os reservatórios das hidrelétricas estão diminuindo. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já está projetando que o país precisará aumentar o acionamento das térmicas entre outubro e novembro.

Estamos tomando as medidas mitigadoras para manter os reservatórios capazes de dar resposta, mas o nosso parque térmico nacional está preparado e, no caso de necessidade, será todo acionado. Acredito que neste ano vai ser necessário. Vamos acionar aqueles que tiverem condições de despachar. Vamos precisar de algo entre 70% e 80% dos quase 20 GW de capacidade do nosso parque térmico para o final do período de estiagem”, declarou Silveira em entrevista à CNN Brasil, no último sábado (31).

A bandeira vermelha patamar 2 foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em cerca de 50% abaixo da média). Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais. Portanto, os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD).

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ivan Silva de Lima Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ivan Silva de Lima
Visitante
Ivan Silva de Lima

É mais uma prova de que as usinas atômicas são necessárias aqui, pois já vivemos esse drama da falta de chuva lá trás no governo FHC. Portanto, sou da opinião de que a Udina Angra 3 deve retomar a sua construção.

Ivan Silva de Lima
Visitante
Ivan Silva de Lima

Mais uma prova da necessidade de se retomar a construção da Usina Angra 3