BANDEIRAS TARIFÁRIAS COMEÇARÃO A SER INFORMADAS NAS CONTAS DE LUZ EM JUNHO
A partir do primeiro dia de junho, as contas de luz deverão informar aos consumidores as bandeiras tarifárias, que refletirão uma estimativa sobre o custo da energia no mês vigente, informou a Aneel. De acordo com a agência, a medida visa facilitar a compreensão dos consumidores durante o ano de 2013, período de testes para aplicação das bandeiras tarifárias, que entrarão em vigor somente em janeiro de 2014.
O novo modelo, que aponta o custo de geração de energia em cada mês, surgiu depois da grande necessidade de utilização das termelétricas no início deste ano, o que gerou um custo muito alto para as distribuidoras e acabou levando à medida do governo de repassar recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) às empresas.
A Aneel explica que, no modelo de bandeiras tarifárias, a bandeira verde significa custos baixos para gerar a energia. A bandeira amarela indica um sinal de atenção, pois os custos de geração estão aumentando. Por sua vez, a bandeira vermelha sinaliza que a oferta de energia para atender a demanda dos consumidores ocorre com maiores custos de geração, como, por exemplo, o acionamento de grande quantidade de termelétricas.
Deixe seu comentário