BARCAÇAS DE GERAÇÃO NUCLEAR DA SEABORG DEIXAM O HALEU E VAI USAR O SAL COMBUSTÍVEL COM FLÚOR | Petronotícias




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BARCAÇAS DE GERAÇÃO NUCLEAR DA SEABORG DEIXAM O HALEU E VAI USAR O SAL COMBUSTÍVEL COM FLÚOR

ceo seasborgO desenvolvedor dinamarquês de reatores compactos flutuantes de sal fundido, Seaborg, decidiu mudar o tipo de combustível das barcaças que estão em construção. A mudança de HALEU para LEU significa que o moderador dos reatores compactos de sal fundido (CMSR) será alterado de hidróxido de sódio para grafite, informou a Seaborg. A empresa diz que a mudança oficial ocorreu após conversas com “participantes importantes” no mercado global de combustíveis sobre as boas possibilidades com “a comercialização necessária da cadeia de suprimentos para o sal de combustível com flúor à base de LEU“. No mês passado, a companhia assinou um memorando de entendimento com a Kepco Nuclear Fuel e a GS Engineering & Construction para colaborar na investigação da viabilidade de desenvolver uma instalação de produção de sal combustível LEU na Coréia do Sul.

Enquanto isso, a Urenco e a Seaborg devem colaborar para “desenvolver a capacidade HALEU para futuras linhas de produtos CMSR, ao mesmo temposaborg em que investigam as possibilidades de sal combustível LEU para a primeira linha de produtos”. O CEO da Seaborg, Navid Samandari, disse: “Estamos felizes em trabalhar com esses parceiros para desenvolver a próxima geração de combustíveis nucleares que ajudará a concretizar a visão de Seaborg de descarbonizar o mundo“. O projeto da Seaborg é para barcaças modulares CMSR equipadas entre dois e oito CMSRs de 100 MWe, com uma vida operacional de 24 anos. Em vez de ter varetas de combustível sólido que precisam de resfriamento constante, o combustível do CMSR é misturado a um sal líquido que atua como refrigerante, o que significa que ele simplesmente desligará e solidificará em caso de emergência. No entanto, o sal combustível com baixo teor de flúor ainda não está disponível comercialmente.

Em abril de 2022, a Samsung Heavy Industries (SHI) e a Seaborg assinaram um memorando de entendimento para fabricar e vender usinas de energia prontas para uso combinando a experiência em construção naval da SHI e a CMSR da Seaborg. Também cobriu o desenvolvimento de plantas de produção de hidrogênio e plantas de amônia. A SHI anunciou em janeiro que havia concluído o projeto conceitual do CMSR Power Barge e obtido a certificação básica do projeto do American Bureau of Shipping. Em abril, a Seaborg estabeleceu um consórcio com a Korea Hydro & Nuclear Power e a SHI para desenvolver usinas nucleares flutuantes com a tecnologia CMSR da Seaborg. Espera-se que o primeiro projeto do consórcio seja uma Power Barge de 200 MWe. O cronograma da Seaborg, é para protótipos comerciais de seu CMSR a serem construídos em 2026, com produção comercial de Power Barges a partir de 2028.

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