BASF INVESTE EM SOLUÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E LANÇA PLATAFORMA PARA DISCUTIR DESAFIOS GLOBAIS
Por Bruno Viggiano (bruno@petronoticias.com.br) –
Como parte das comemorações de 150 anos da Basf, a companhia alemã lançou recentemente o Space Creator, uma plataforma online interativa para discutir temas que envolvem grandes desafios globais, em busca de soluções inovadoras, com destaque para novas ideias que tragam mais eficiência energética para o mundo. Além disso, a plataforma também trata de temas como vida urbana (assuntos ligados a crescimento populacional, infraestrutura, habitação) e alimentação (produção sustentável de alimentos). A gerente de comunicação da Basf no Brasil, Rosa Bafile, destacou o esforço da companhia para atrair mais pessoas para a iniciativa, e listou outros projetos da empresa voltados a solucionar desafios globais, como o Basf Smart Forvision, carro desenvolvido em parceria com a Smart, que tem autonomia garantida através de painéis fotovoltaicos, e pequenas ideias que reduzam o consumo energético no dia a dia.
O que é o Space Creator?
É uma plataforma online interativa que estimula a troca de informações entre pessoas comuns, clientes nossos, especialistas e cientistas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Neste momento, três grandes desafios globais são nosso foco: preservação dos recursos naturais e crescente demanda de energia, aumento da qualidade nutricional e melhoria da qualidade de vida para a população. É um espaço para criação coletiva, discussão de idéias e surgimento de inovações.
Qual o formato a plataforma utiliza?
A interação entre os usuários acontece como se fosse um fórum de discussões. O usuário pode abrir um novo tópico ou participar das discussões que já estão acontecendo. Nossa plataforma é inteligente, e une em um único tópico todos que tratam de assuntos semelhantes, evitando que hajam, por exemplo, três tópicos discutindo melhores formas de se economizar água.
Como se dá a participação de cientistas e especialistas na plataforma?
Dentro do Creator Space não há diferenciação entre um usuário qualquer e um cientista que se proponha a participar daquela discussão. Dentro da plataforma não é dado destaque para ninguém. Qualquer um pode levar problemas do dia-a-dia para dentro da plataforma, desde que estejam dentro dos três desafios. Não há nenhum tipo de mapeamento sobre quem está participando da plataforma. A Basf deixa que o Space Creator tenha sua vida própria, sem interferência alguma.
Na área energética, quais os assuntos mais comentados?
Em um âmbito global, as discussões de energia giram em torno, principalmente, de emissão de gases poluentes, formas de utilizar energia inteligente e como maximizar os recursos naturais disponíveis no planeta.
Quais soluções energéticas desenvolvidas pela Basf atendem à demanda por recursos renováveis?
Um excelente exemplo são as células fotovoltaicas, que são células de energia solar. As células solares disponíveis no mercado captam a energia do sol e transformam em elétrica. O que encarece e faz menos efetiva sua utilização é a vida útil e a autonomia dessas células, ambas muito pequenas, ainda não conseguindo absorver a quantidade necessária para garantir energia para uma casa. As células da Basf tem uma eficiência 35% maior que as outras do mercado, utilizando um espaço menor que as concorrentes.
Um exemplo de utilização dessas células fotovoltaicas é um projeto da Basf, em conjunto com a Smart, que lançou o carro conceito Basf Smart Forvision, um carro elétrico que combina eficiência energética, construção leve e controle de temperatura. O veículo tem seu teto coberto de células fotovoltaicas da Basf, que lhe dão autonomia energética por mais tempo que os carros elétricos que devem ser ligados à tomada.
Quanto é o orçamento destinado pela Basf anualmente para desenvolvimento de pesquisas para um planeta sustentável?
A Basf se preocupa muito com o futuro do planeta, e pensando nisso investiu € 1,8 bilhão globalmente em 2013. No Brasil, a Basf tem um estação experimental agrícola no interior de São Paulo, onde os produtos que são desenvolvidos na Alemanha passam por um processo de tropicalização para serem adaptados para utilização em condições específicas de clima.
Que tipo de ações de promoção da plataforma têm sido feitas?
Atualmente, 80% da verba de comunicação da Basf está voltada para o Space Creator. Estimular o maior tráfego de pessoas na plataforma é essencial para o sucesso dela. Temos ido em universidades para promover esta ferramenta. O público universitário, principalmente de engenharia, é muito importante para nós, mas um público que frequenta bastante é o de donas de casa. Uma solução criada por uma dona de casa é muito interessante: a embalagem individual para lasanha congelada. Essa demanda veio de donas de casa, para evitar o desperdício de comida, mas esse tipo de embalagem também evita o desperdício de energia elétrica ou gás na preparação, além de diminuir o volume de lixo gerado.
Muito boa iniciativa da Basf, todas grandes corporações deveriam fazer o mesmo.
Poderiamos ter uma boa eficiência na área de energia e outras áreas onde há grandes desperdícios.