faixa - nao remover

BÉLGICA APROVA REINÍCIO DE GERAÇÃO E OPERAÇÃO ESTENDIDA PARA UNIDADE 3 DA USINA NUCLEAR DE TIHANGE

tihange_electrabel_730_99191A Agência Federal Belga de Controle Nuclear (FANC) deu o aval para o reinício da unidade 3 da usina nuclear de Tihange, após uma parada para manutenção em preparação para a operação da unidade por mais dez anos. A extensão da unidade 4 da central de Doel também está sob análise. Para a operação contínua das duas plantas, a empresa Electrabel teve que apresentar um extenso arquivo de Operação de Longo Prazo (LTO) com estudos de segurança e um plano de ação. Este arquivo foi submetido em dezembro de 2024 para ambas as unidades. A Tihange 3 foi desconectada em 5 de abril para uma chamada “revisão LTO” – um período extenso de inspeção e manutenção com vistas à operação segura de longo prazo do reator.

Após uma análise minuciosa, a Agência Federal de Controle Nuclear (FANC) e sua subsidiária técnica Bel V determinaram que o reator atende às condições para um reinício seguro. A Tihange 3 será reiniciada nos próximos dias.

No primeiro semestre de 2025, a FANC conduziu uma análise minuciosa dos arquivos LTO para Tihange 3 e Doel 4 e forneceu os resultados à Electrabel em junho. Ao fazer isso, a FANC solicitou uma série de ajustes adicionais ao plano de ação, incluindo estudos adicionais, esclarecimento de certos pontos de ação e implementação acelerada de uma série de ações planejadas. O plano de ação para Tihange 3 foi agora concluído e aprovado dessa forma.

A FANC observou que, durante a revisão LTO, parte do plano de ação já foi implementada (por exemplo, testes, inspeções e substituição preventiva de componentes obsoletos). As medidas restantes no plano de ação serão concluídas dentro de um período de três anos, o mais tardar até setembro de 2028. A FANC e a Bel V continuarão a monitorar de perto a implementação.

A  unidade Doel 4 foi desconectada em 30 de junho para sua revisão LTO. Assim como na Tihange 3, seu reinício requer aprovação do plano de ação e uma avaliação positiva das ações realizadas. O reinício da Doel 4 está programado para 1º de novembro.

RETOMADA DA ENERGIA NUCLEAR NA BÉLGICA 

Para lembrar, uma lei federal de 2003 exigia a eliminação progressiva de toda a geração de eletricidade nuclear na Bélgica. De acordo com essa política, a unidade Doel 1 estava originalmente programada para ser desativada em seu 40º aniversário – 15 de fevereiro de 2015. No entanto, a lei foi alterada em 2013 e 2015 para permitir que a Doel 1 permanecesse operacional por mais dez anos. A unidade Doel 3 foi fechada em setembro de 2022 e a Tihange 2 no final de janeiro de 2023. A unidade 1 da usina de Tihange está programada para fechar em outubro deste ano, enquanto a unidade 2 de Doel deve ser fechada em dezembro.

Os dois últimos reatores do país – Doel 4 e Tihange 3 – estavam programados para fechar em novembro de 2025. No entanto, após o início do conflito Rússia-Ucrânia em fevereiro de 2022, o governo e a Electrabel – a subsidiária belga da Engie – começaram a negociar a viabilidade e os termos para a operação dos reatores por mais dez anos, até 2035, com um acordo final alcançado em dezembro, com uma alocação equilibrada de riscos.

Em maio deste ano, o parlamento federal da Bélgica votou pela revogação da lei de 2003 que determinava a eliminação progressiva da energia nuclear e a proibição da construção de nova capacidade de geração nuclear. A FANC pediu que “seja fornecida clareza durante esta legislatura sobre uma possível extensão da operação de Doel 4 e Tihange 3 após 2035. Isso permitirá que as análises de segurança necessárias e as etapas preparatórias sejam iniciadas em tempo hábil.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of