faixa - nao remover

BELO MONTE FECHA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025 COMO A HIDRELÉTRICA 100% BRASILEIRA QUE MAIS GEROU ENERGIA

pauloBelo Monte foi a hidrelétrica 100% nacional que mais gerou energia limpa e renovável para o Brasil no primeiro semestre de 2025. A Usina produziu 27.906 gigawatts-hora (GWh), suprindo 8% de toda a energia utilizada no Brasil de janeiro a junho, o que equivale ao consumo de 26 milhões de residências. A produção representa um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram gerados 20.414 GWh. O crescimento da geração de Belo Monte se deve às altas vazões registradas este ano no rio Xingu, na região Sudoeste do Pará. O cenário é bem diferente de 2024, quando a região foi atingida por uma forte estiagem provocada pelos efeitos do fenômeno El Niño. A quantidade de energia gerada por Belo Monte nos seis primeiros meses deste ano é capaz de suprir o consumo de todos os domicílios das regiões Norte e Nordeste pelo mesmo período. O cálculo sobre as moradias dos 26 estados e o Distrito Federal tem como base os dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética no Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2025. A mesma quantidade seria suficiente para abastecer todo o Sistema Interligado Nacional (SIN) por aproximadamente 14 dias.

Com a entrada e saída das fontes intermitentes reduzem a geração de energia, a Usina chega a gerar 11.000 megawatts (MW), respondendo por 12% da carga nacional, obelo monte equivalente ao atendimento de 60 milhões de pessoas. Para Paulo Roberto Ribeiro Pinto, diretor-presidente da Norte Energia. “Belo Monte vem desempenhando um papel essencial para a segurança energética do país, pois é capaz atender rapidamente às demandas do SIN, sobretudo nos horários de maior consumo, contribuindo com energia limpa e renovável para que os brasileiros possam viver suas vidas e executar suas atividades.”

No primeiro semestre, quando as ondas de calor no Sudeste levaram o Brasil a registrar sucessivos recordes de consumo de energia, a atuação de Belo Monte foi essencial para suprir rapidamente a demanda do país, segundo informou a empresa. No primeiro semestre, quando as ondas de calor no Sudeste levaram o Brasil a registrar sucessivos recordes de consumo de energia, a atuação de Belo Monte foi essencial para suprir rapidamente a demanda do país. Na noite de 26 de fevereiro, quando o Brasil atingiu, às 18h53h, a marca histórica de 106.536 MW de demanda instantânea no SIN, Belo Monte foi a hidrelétrica que mais contribuiu para o atendimento nacional, gerando, sozinha, 9.149 MW, aproximadamente 8,5 % do que o país precisava. O percentual equivale à demanda de 49,6 milhões de pessoas.

7
Deixe seu comentário

avatar
6 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Dráusio Lima AtallaRedação Petronotícias Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Dráusio Lima Atalla
Visitante
Dráusio Lima Atalla

Celebrar 106 mil MWe num país com 200+ milhões de habitantes, salário médio de 450 dólares, que se nivelado a todos os habitantes resultaria em 8 dólares por dia, ou uns 40 Reais, bem dentro da faixa de pobreza, é celebração demais por motivo de menos. Quando atingirmos 300 mil MWe, uns 120 Reais por dia por habitante, então, timidamente, poderíamos pensar numa contida celebração. No auge do verão, meio milhão de MWe seria digno. 106 mil é 20% de dignidade. Celebração de hiena.

Dráusio Lima Atalla
Visitante
Dráusio Lima Atalla

O artigo é um sofisma.

Dráusio Lima Atalla
Visitante
Dráusio Lima Atalla

Fator de capacidade: 40%.

Dráusio Lima Atalla
Visitante
Dráusio Lima Atalla

Fator de incapacidade: 60%.

Dráusio Lima Atalla
Visitante
Dráusio Lima Atalla

Se não há o que falar, é melhor não falar.

Dráusio Lima Atalla
Visitante
Dráusio Lima Atalla

Com reservatório com R maiúsculo, seria outra história.