BELO MONTE JÁ CONTA COM 10 TURBINAS EM OPERAÇÃO COMERCIAL
A construção da usina de Belo Monte, no Pará, está caminhando e o empreendimento já conta com 10 turbinas operando comercialmente, sendo que a 10ª recebeu a autorização da Aneel para iniciar a atividade nos últimos dias. Trata-se da quarta turbina da Casa de Força Principal, com uma capacidade de 611,1 MW.
De acordo com a Norte Energia, responsável por construir e operar a usina, a capacidade instalada já atingiu 2.677,4 MW e integra o rol dos dez maiores geradores de energia do Brasil. Desse total, 2.444,4 MW são originários das quatro turbinas da Casa de Força Principal, e 233 MW das seis unidades geradoras da Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental, que também já operam comercialmente.
O projeto completo terá, somando as duas casas de força, 24 unidades geradoras, sendo que a do Sítio Belo Monte é a principal, responsável por 11 mil MW de capacidade instalada. Distante cerca de 50 Km do maior sítio do empreendimento, está Pimental, situada ao lado da barragem principal do Rio Xingu, onde o conjunto de turbinas corresponde a 3% da geração total da hidrelétrica.
Deixe seu comentário