BELO MONTE RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA INICIAR OPERAÇÃO COMERCIAL DA 9ª TURBINA
O ano de 2017 começou bem para as grandes hidrelétricas. Pouco depois da conclusão da usina de Santo Antonio, agora é Belo Monte, no Pará, quem avança, com a autorização recebida da Aneel para colocar mais uma turbina, a 9ª, em operação comercial.
A unidade em questão é uma das menores do empreendimento, instalada na casa de força complementar, no sítio Pimental, com uma capacidade de 38,85 MW. Ainda assim, somando todas as nove turbinas em operação até agora, Belo Monte já conta com uma capacidade instalada de 2,6 GW, o que a inclui na lista de 10 maiores hidrelétricas brasileiras.
O projeto, no entanto, ainda tem bastante chão pela frente, já que foi projetado para alcançar uma capacidade instalada de 11,2 GW, a partir de 24 turbinas, o que deve ser concluído em 2019.
O trabalho para levar as obras até o final é da Norte Energia, responsável pelo projeto, que já teve seu orçamento elevado para R$ 34 bilhões nas últimas estimativas. Os sócios da hidrelétrica são a Eletrobrás, como líder, e diversas outras empresas, como Eletronorte, Camargo Corrêa, Cemig, Copel, Engie, Neoenergia e Vale.
Deixe seu comentário