BG BRASIL INAUGURA NOVO CENTRO DE PESQUISA EM GEOQUÍMICA DO PETRÓLEO NO BRASIL
O desenvolvimento de novas tecnologias está na base do mercado de petróleo, e o cenário é otimista para a indústria brasileira. Nesta sexta-feira (22), a BG Brasil inaugurou o Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo, primeira unidade nacional de pesquisas do setor aberta às necessidades de empresas do segmento. Localizado no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, o centro recebeu investimentos no total de R$ 11 milhões.
Os aportes da empresa incluem a aquisição e calibração de instrumentos analíticos, juntamente à realização dos primeiros projetos de P&D na unidade. O centro já abriga equipamentos específicos para identificação e quantificação de compostos de hidrocarboneto, além de produtos voltados ao estudo geofísico de rochas potencialmente geradoras de petróleo.
A nova unidade deverá contar com análises de composição química de sedimentos, água e espécies marinhas, correlacionando esses elementos a áreas mais passíveis de abrigar acumulações de petróleo. “Estamos muito satisfeitos em fazer parte deste projeto em parceria com a UFBA. Estamos ansiosos para ver o laboratório se tornar um novo centro brasileiro de excelência em análise e pesquisa em geoquímica de petróleo”, afirma o CTO do BG Group, Adam Hillier.
Além de servir a companhias do mercado nacional, a unidade deverá ser utilizada por acadêmicos do setor. O investimento da BG, que hoje configura como a maior produtora privada de petróleo e gás no Brasil, teve como base a cláusula de investimento em P&D da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Deixe seu comentário