BLECAUTE DE ITAIPU FOI CAUSADO POR DEFEITO EM TRANSFORMADOR DE SUBESTAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU
O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que o blecaute ocorrido em algumas áreas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do sistema Acre-Rondônia foi fruto de um defeito em um equipamento acessório de um dos quatro transformadores da Subestação de Foz do Iguaçu.
O problema ocorreu no mesmo dia (3) em que a seleção brasileira deixou de jogar contra a Argentina por falta de luz no país vizinho, quando quase metade da usina hidrelétrica de Itaipu parou de operar durante a noite, fazendo com que houvesse um corte de cerca de 6% da energia consumida no Brasil.
A perda estimada foi de 5.600 MW, mas o sistema de emergência do ONS garantiu a entrega de energia aos destinatários mais urgentes, como hospitais e sistemas de transporte público, além de grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Para tratar do assunto, foi marcada uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, nesta quinta (4), além de uma reunião técnica amanhã (5) com os agentes envolvidos para “a análise da ocorrência e identificação mais precisa de suas causas”, informou o ONS.
Deixe seu comentário