BNDES APROVA SEU PRIMEIRO FINANCIAMENTO PARA GERAÇÃO SOLAR NO BRASIL
A geração solar em larga escala está virando realidade no Brasil, e agora entrou no escopo de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A instituição aprovou seu primeiro financiamento para um complexo de geração solar, no valor de R$ 529 milhões, a ser implantada em Minas Gerais, com previsão de entrada em operação em agosto deste ano.
O projeto, da francesa EDF Energies Nouvelles e da canadense Canadian Solar, ficará numa área plana de 400 hectares próxima ao Rio São Francisco, no município de Pirapora (MG), com cinco usinas fotovoltaicas, e terá potência instalada total de 150 megawatts (MW), assim como potência fotovoltaica instalada de 191 megawatts picos (MWp).
A energia do Complexo Solar de Pirapora foi comercializada durante o 7° Leilão para Contratação de Energia de Reserva realizado em 28 de agosto de 2015. Os contratos de energia de reserva celebrados com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) têm vigência de 20 anos, a partir de 1º de agosto de 2017, data prevista de entrada em operação comercial. As usinas comercializaram um total de 42 MW médios (8,4 MW médios cada), a uma tarifa média de R$ 298,58/MWh.
A Canadian Solar, em parceria com a Flextronics, será a responsável pelo fornecimento dos painéis fotovoltaicos do complexo solar, somando 594.750 módulos, compostos por 72 células cada, a partir de uma fábrica recém-inaugurada em Sorocaba (SP).
“O projeto Pirapora vai se tornar um dos maiores projetos da América Latina. Estamos muito felizes em contribuir (…) para o estabelecimento da indústria fotovoltaica no País e abrir caminho para outros projetos”, afirmou o diretor da EDF Energies Nouvelles do Brasil, Paulo Abranches.
Deixe seu comentário