Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

BNDES CRIA CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA APOIAR PROJETOS DE GERAÇÃO NA AMAZÔNIA

Maria Silvia Bastos BNDESO BNDES deu um passo adiante para ajudar na distribuição de energia pela Amazônia. O banco, comandado por Maria Silvia Bastos Marques (foto), aprovou condições especiais de financiamento para empreendimentos de geração renovável de energia elétrica nos sistemas isolados da Amazonas Energia, a serem licitados em leilão da Aneel marcado para o dia 11 de maio deste ano.

De acordo com as novas regras, os itens financiáveis dos projetos poderão usar 15% de recursos do Fundo Nacional de Mudanças do Clima, com taxa anual de 1%, e complementar o financiamento em TJLP (taxa de juros de longo prazo), cuja taxa atual é de 7,5% ao ano, até o percentual de 80% previsto nas novas políticas operacionais do BNDES. Os projetos de energia solar de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) que usarem os recursos do Fundo Clima poderão complementar o financiamento com mais 65% em TJLP, enquanto que as demais fontes renováveis, como eólica e biomassa, em até 55%.

O Leilão da Aneel já recebeu a inscrição de 36 projetos de energia renovável. O Fundo Clima poderá destinar até R$ 200 milhões para financiar esses empreendimentos, que terão prazo de até 24 meses para utilização dos recursos após a data do leilão. O Contrato de Compra e Venda de Energia (CCVE) terá prazo de até 15 anos.

O Fundo Clima é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e funciona como um dos principais instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) para apoio financeiro a projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa. As aplicações não reembolsáveis são feitas pelo ministério e as reembolsáveis administradas pelo BNDES.

Segundo o BNDES, mais de 190 projetos não reembolsáveis já foram contratados pelo Fundo Clima desde 2011, dos quais 65 já foram concluídos, contribuindo para o alcance das metas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris, em 2015.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários