BNDES LANÇA PACOTE PARA FINANCIAMENTO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
É a vez dos financiamentos para máquinas e equipamentos. O Governo Federal quer estimular o investimento, garantindo maior competitividade aos setores produtivos. Com apresentações do ministro da fazenda, Guido Mantega, e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, medidas de ampliação de prazos e redução de juros do Programa de Sustentação do Investimento (BNDES PSI) já começaram a entrar em vigor.
Para oferecer condições de financiamentos equiparadas para todos os portes de empresas, o BNDES PSI, que financia a aquisição de bens de capital, teve suas taxas reduzidas e unificadas em 5,5% ao ano. As taxas de juros para aquisição de ônibus e caminhões foram reduzidas de 7,7% ao ano para 5,5% ao ano. Sem contar os financiamentos do BNDES Proengenharia, destinado ao desenvolvimento da engenharia nacional, que passaram para 5,5% ao ano (eram de 6,5% ao ano).
Outra melhoria foi para as condições do financiamento à exportação, modalidade pré-embarque, a grandes empresas. Segundo o informe de Coutinho, a taxa de juros caiu de 9% ao ano para 8% ao ano. Já as micro, pequenas e médias empresas, terão a taxa de 7% ao ano mantida. O pacote de medidas também abrangeu o Programa BNDES Procaminhoneiro, financiador de veículos para o caminhoneiro autônomo, que agora terá prazo ampliado de até 96 meses para até 120 meses.
Válidas até o final de agosto, as novas taxas de juros do BNDES PSI e do BNDES Proengenharia voltarão às margens anteriores.
Deixe seu comentário