faixa - nao remover

BNDES REDUZ JUROS PARA SETOR DE ETANOL

O BNDES aprovou mudanças no Programa BNDES de Apoio à Renovação e Implantação de Novos Canaviais (BNDES Prorenova). A principal delas é a redução dos juros para 5,5% ao ano. Anteriormente, as empresas pagavam 5% ao ano de taxa de juros de longo prazo (TJLP), mais a remuneração do BNDES, que variava entre 0,9% a 1,3% ao ano, além do spread do agente financeiro.

A fase agrícola da produção do etanol representa quase 70% dos custos do combustível. Com a redução de juros para o plantio da cana, a expectativa é que ocorra aumento de investimentos em usinas e de produtores rurais para expandir o cultivo.

A participação do banco nos itens financiáveis também sofrerá mudanças, com o objetivo de aumentar a difusão de novas variedades de cana-de-açúcar. A partir de agora, em médias e grandes empresas, a taxa de participação do BNDES pode chegar a 90% para produtores de variedades de cana protegidas. Já para os produtores que utilizam variedades de domínio público, o limite de participação caiu de 80% para 70%.

Um estudo elaborado pelo Departamento de Biocombustíveis do BNDES, identificou que uma das causas da queda dos ganhos de produtividade agrícola da lavoura de cana é a pequena difusão de novas variedades de cana. Atualmente, cerca de 40% da lavoura ainda usa variedades de domínio público que foram liberadas para o plantio há mais de 15 anos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of