faixa - nao remover

BOEING, EMBRAER E FAPESP PLANEJAM DESENVOLVER BIOCOMBUSTÍVEIS DE AVIAÇÃO NO BRASIL

Desenvolver uma indústria de biocombustíveis de aviação no país. Esse é o objetivo de um Plano de Ação elaborado pelas empresas Boeing, Embraer e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O relatório “Plano de Voo para Biocombustíveis de Aviação no Brasil” é fruto de oito workshops em 2012 envolvendo companhias aéreas, universidades e centros de pesquisa, no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

O plano envolve a identificação de lacunas em pesquisa, produção, transporte e uso de biocombustíveis sustentáveis para aviação. A intenção é produzir um biocombustível  drop-in, ou seja, capaz de ser adicionado ao combustível fóssil nas estruturas já existentes, como dutos e tanques de aviação, sem adaptações.

De acordo com Donna Hrinak, presidente da Boeing Brasil, a empresa “está comprometida em trabalhar com o Brasil visando tecnologias que possam ser usadas em escala global”. Já segundo Mauro Kern, vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer, o projeto confirma a experiência brasileira em bioenergia, mas também requer a superação de desafios, o que demandará intensa colaboração entre os setores envolvidos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of