BOLÍVIA ASSINA CONTRATO DE EXPLORAÇÃO DE GÁS NATURAL COM A PETROBRÁS
A Bolívia assinou na tarde desta terça-feira (14) um contrato de exploração de gás natural com a Petrobrás. O presidente boliviano, Evo Morales (foto), havia anunciado a assinatura do acordo ontem, durante um discurso em Bermejo, município na fronteira com a Argentina.
O investimento total para as operações será de US$ 204 milhões, e convênios assinados definem como áreas de exploração San Telmo, Astillero e Sunchal, que correspondem ao departamento de Tarija. Neste região, é estimada a existência de, pelo menos, 4,88 trilhões de pés cúbicos de gás natural.
O presidente da YPBF – estatal boliviana responsável pela exploração, destilação e venda do petróleo e seus derivados -, Guillermo Acha, disse que investimentos de US$ 2,05 milhões podem ser feitos durante a exploração, transporte, ou a construção de plantas nessas três áreas.
Na mesma ocasião, a Bolívia assinou outro acordo, desta vez com a Gazprom, para atualizar o desenvolvimento do setor de gás boliviano até 2030. Representou a empresa russa na cerimônia Vladimir Illanin.
A Bolívia iniciou uma intensa exploração de novas jazidas para ampliar suas reservas, o que, no atual ritmo de consumo, conseguiriam em 2023, embora analistas críticos considerem que na realidade haverá déficit a partir de 2017.
[…] Morales – Source – […]