BOLÍVIA TERÁ ACESSO AO ATLÂNTICO PELO PORTO DE PARANAGUÁ
O acordo é de 1990, mas só agora a Bolívia começa a visualizar a utilização do porto de Paranaguá como algo viável. O acesso ao porto faz parte de um tratado de 25 anos atrás assinado entre Brasil e Bolívia, mas por razões desconhecidas ele demorou 15 anos para ser enviado à Câmara dos Deputados.
Em junho, a câmara aprovou o acordo e, de acordo com o senador Roberto Requião (PMDB-PR), após uma década na gaveta, o senado “precisou de 15 dias” para ratifica-lo.
Com isso, a Bolívia passa a ter acesso a um “depósito franco” o porto de Paranaguá, no Paraná, considerado um dos maiores terminais de grãos da América Latina. Operações de importação e exportação serão realizadas no local, que servirá como saída direta ao oceano Atlântico.
O senador ainda disse que detalhes logísticos serão discutidos pela missão técnica boliviana que viajará para Brasília em agosto para discutir o assunto com autoridades da Secretaria de Portos e do Ministério de Transporte. Por fim, o parlamentar afirmou que a utilização do espaço “agora dependerá da Bolívia”.
Deixe seu comentário