BP ASSINA CONTRATO PARA EXPORTAÇÃO DE GÁS PRODUZIDO NOS EUA
A British Petroleum assinou um contrato com duração de 20 anos com a empresa norte americana Freeport GNL para a exportação de gás natural produzido nos Estados Unidos.
A empresa americana anunciou que pretende construir um terminal no Texas, de onde poderá enviar o gás aos mercados europeu e asiático por meio de navios. A operação ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores. A Freeport espera começar a construção da planta até o fim deste ano, com conclusão prevista para até 2017.
O acordo permite que a BP use a planta para exportar até 4,4 milhões de toneladas por ano de gás natural liquefeito (GNL), quantidade equivalente à capacidade de produção do segundo trem de liquefação de gás natural. A capacidade do primeiro trem já havia sido vendida em julho do ano passado aos grupos japoneses Osaka Gas e Chubu Electric Power.
Michael S. Smith (foto), diretor-presidente da Freeport, comemorou o novo acordo com a BP: “A chegada da BP, líder em seu setor, com os nossos clientes já existentes, a Osaka Gas e a Chubu Electric, duas das maiores distribuidoras de gás e energia elétrica no Japão, nos dá contrapartidas extremamente fortes para que busquemos financiamento”. Segundo Smith, a intenção da empresa é buscar crédito no mercado financeiro o mais rápido possível, para que a construção dos dois primeiros trens da planta comece assim que tiverem a aprovação das autoridades reguladoras.
Deixe seu comentário