BP ASSINA MEMORANDO PARA REDESENVOLVER REGIÃO PETROLÍFERA DO IRAQUE, EM MEIO À ESCALADA DE TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO
Um novo movimento da britânica bp no Oriente Médio, em um país devastado pela guerra durante vários anos. E que acontece justamente em um período onde a tensão na região está novamente em um grau altíssimo após a morte do líder do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh. A empresa assinou um memorando de entendimento (MoU) com o Governo da República do Iraque para negociar um programa integrado de redesenvolvimento significativo para a região de Kirkuk, abrangendo investimentos em petróleo e gás, geração de energia e energia solar, juntamente com atividades de exploração mais amplas. O documento assinado inclui as áreas de Baba e Avanah e três campos adjacentes – Bai Hassan, Jambur e Khabbaz – no Iraque Federal, que são operados pela North Oil Company (NOC) do Governo do Iraque.
A reabilitação das instalações existentes, onde necessário, e a construção de novas instalações – incluindo projetos de expansão de gás – juntamente com um programa de perfuração nos campos de Kirkuk, têm o potencial de estabilizar a produção e reverter o declínio, retornando a produção deste campo de petróleo nacionalmente importante para um caminho de crescimento. Como parte do memorando, a bp também propõe explorar oportunidades de investimento em geração de energia e a introdução de instalações de energia solar na região. As negociações deverão ser concluídas no início de 2025.
“Este MoU baseia-se na relação estratégica e de longa data da BP com o Iraque. Vemos a assinatura de hoje como um passo importante para o potencial desenvolvimento adicional desta área criticamente importante. Alinha-se com as seis prioridades claras da BP e apoia nossa busca para nos tornarmos uma empresa mais simples, mais focada e de maior valor“, afirmou o CEO da bp, Murray Auchincloss.
O memorando não vinculativo foi assinado em uma reunião entre o primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia’ Al Sudani, o vice primeiro-ministro para Assuntos Energéticos e Ministro do Petróleo, Hayan Abdul Ghani, e o CEO da bp, Murray Auchincloss, juntamente com Nader Zaki, presidente regional da bp para o Oriente Médio e Norte da África, e Zaid Elyaseri, presidente da bp no Iraque. “Este MoU baseia-se na relação estratégica e de longa data da bp com o Iraque. Vemos a assinatura de hoje como um passo importante para o potencial desenvolvimento adicional desta área criticamente importante. Alinha-se com as seis prioridades claras da bp e apoia nossa busca para nos tornarmos uma empresa mais simples, mais focada e de maior valor”, disse Murray Auchincloss.
Enquanto isso, segundo informações do noticiário internacional, lideranças iranianas estão discutindo com representantes aliados regionais do Irã do Líbano, Iêmen e também do Iraque para discutir uma possível retaliação contra Israel após o assassinato de líder do Hamas.
Deixe seu comentário