BP VAI USAR AVIÕES NÃO TRIPULADOS PARA MONITORAR CAMPOS DE PETRÓLEO NO ALASCA
Os Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) já são apontados como ferramentas úteis a vários fins comerciais, mas a aplicação deles efetivamente ainda está longe de ser coisa comum. Agora, pela primeira vez, os aviões controlados remotamente serão utilizados em larga escala fora da área de defesa no Estados Unidos. A British Petroleum conseguiu a primeira autorização do tipo, para utilizar as aeronaves no monitoramento de seus campos de petróleo em Prudhoe Bay, no Alasca.
No ano passado, o vôo comercial pioneiro de Vants foi realizado nos Estados Unidos também por uma petroleira, a ConocoPhillips, também na costa do Alasca. Na época, a operação foi realizada com aeronaves da empresa Insitu, divisão da Boeing no mercado de Vants, que no Brasil é representada pela Santos Lab.
Ainda no fim de 2013, a Santos Lab informou que estava dialogando com a Insitu para a realização do primeiro vôo comercial de Vants também no Brasil. Para isso, a idéia era adaptar o modelo Carcará II, da Santos Lab, que já é utilizado pelo Pelotão dos Fuzileiros Navais da Marinha Brasileira (PelVANT) desde 2006.
O diretor da Santos Lab, Gilberto Buffara, afirmou na época que iriam investir R$ 1,5 milhão no projeto e ressaltou que empresas do ramo de óleo e gás e do setor agrícola já vinham demonstrando interesse em adquirir os Vants da Santos Lab para monitoramento de suas atividades.
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