BR DISTRIBUIDORA REAGE CONTRA MAIS DE 800 POSTOS DE COMBUSTÍVEL QUE USAM SUA MARCA INDEVIDAMENTE
A Petrobrás Distribuidora iniciou nova ofensiva contra postos de serviços que utilizam irregularmente a sua marca e identidade visual que prejudicam tanto o consumidor quanto a revenda idônea de combustível. As medidas, suportadas pela área jurídica da BR, incluem o bloqueio de vendas aos postos em situação irregular e o ajuizamento de ações para agilizar a retirada dos elementos de imagem que compõem a identidade visual da BR. O uso indevido da marca Petrobrás também pode envolver crimes contra as relações de consumo e de concorrência desleal. Como resultado, mais de 800 postos serão atingidos. O impacto no volume de vendas da rede de postos será de aproximadamente 1%. A BR tem 7.600 postos e é líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes,
A BR já comunicou essa iniciativa aos postos com sua bandeira, numa carta enviada pelo diretor executivo da Rede de Postos e Varejo, Marcelo Bragança: “Estamos seguros que estas medidas beneficiarão os nossos parceiros revendedores que atuam de forma ética e dentro das regras do setor, além de representar uma atuação em favor do consumidor, pois tais irregularidades induzem os clientes ao erro, ocultando a procedência do combustível e não entregando os serviços comumente agregados à bandeira, como nosso padrão de atendimento e o programa de fidelidade Petrobrás Premia”.
Na mesma mensagem, a empresa colocou à disposição da revenda a equipe de assessores comerciais e a Ouvidoria ( www.br.com.br/ouvidoria ) para o recebimento de denúncias sobre irregularidades. A Petrobrás Distribuidora já moveu cerca de 135 processos judiciais, em todo o país, contra postos de serviço que “clonam” a imagem de sua rede, obtendo uma taxa de êxito na casa dos 90%. Adicionalmente, a BR tem estreitado o relacionamento com as autoridades de fiscalização e de defesa do consumidor no combate a essas fraudes, bem como endossa as iniciativas do Movimento Combustível Legal, da Plural, e outras importantes entidades, como ETCO, IBP, Anfavea e OAB.
Nota ao Presidente da Petrobras, Dr Roberto Castello Branco: O Tribunal de Contas, o TCU, o MPF e advocacia geral da União deveria convocar a estatal petroleira para um esclarecimento importante: por que razão e somente agora a Petrobras esta preocupada com a fraude da utilização irregular da BR no que diz respeito a sua marca e identidade visual? Acredito que esteja vinculado a promissora venda da subsidiária BR, que distribui derivados carburantes de petróleo para a Petrobras. Os potenciais compradores devem estar pressionando a estatal, no que estão bastante preocupado nesse quesito e, neste sentido obrigam a Petrobras a… Read more »
A BR é lider no mercado brasileiro NADA. É um monopólio dos infernos que está na fila das nossos objetivos para acabar com essa mamata