BRASFELS CONCLUI P-66, QUE PARTE PARA OPERAR NO PRÉ-SAL DA BACIA DE SANTOS | Petronotícias




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BRASFELS CONCLUI P-66, QUE PARTE PARA OPERAR NO PRÉ-SAL DA BACIA DE SANTOS

P-66-cascoO pré-sal da Bacia de Santos tem mais um FPSO para chamar de seu. Trata-se da P-66, a primeira unidade do tipo da série de replicantes a ser concluída para a Petrobrás. O navio-plataforma ficou pronto nos últimos dias, partindo para o campo de Lula, módulo de Lula Sul, operado pela Petrobrás (65%) em parceria com a BG E&P Brasil (25%) e a Petrogal Brasil (10%).

É o primeiro FPSO a ter seu casco totalmente construído no Brasil, pelo Estaleiro Rio Grande (RS), que atualmente se encontra em recuperação judicial. A etapa seguinte, de integração dos módulos, iniciada em dezembro de 2014, ficou a cargo do estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), e concluída agora.

Além disso, a maior parte dos módulos também foi feita no Brasil, pelo Consórcio Tomé Ferrostaal, a partir de 2011, em Alagoas, além de alguns módulos extras feitos na Ásia.

O FPSO tem capacidade para produzir até 150 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Veja os dados completos da P-66:

Ancoragem em profundidade d’água de 2.200m
Comprimento total: 288m
Acomodações: 110 pessoas
Estocagem óleo: 1.670.000 bbl
Geração elétrica: 4 turbogeradores de 25 MW
Capacidade de processamento: 150.000 bbl/d de óleo, 6 milhões de m³/d de gás (máximo)

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GuilhermeburuseraLuciano Seixas Chagas Recent comment authors
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Guilherme
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Guilherme

A Brasil Energia noticia hoje que, segundo a Petrobras, a P-66 custou na ordem de um bilhão de dólares. Esse custo me parece bastante competitivo. Como a Petrobras tem dito que fazer no Brasil custa 40% mais caro que fazer no exterior isso significa então que o mesmo FPSO feito no exterior custaria por volta de US$ 700 milhões. É isso mesmo. Alguém poderia esclarecer ?

Luciano Seixas Chagas
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Luciano Seixas Chagas

Ninguém esclarecerá caro Guilherme. Quando se fala de números sem as hipóteses falaciosas e os falsos números mistificados e que tentam convencer a população, o discurso falha, pois não consegue escamotear a verdade. As pesquisas desmentem as informações sobre as eficácias das empresas alhures, tanto no tocante a prazos, como nos preços sem os famosos aditivos. O senhor Parente ao invés de inventar o “viés ideológico” para desqualificar quem o contraria com números e argumentos deveria, se realmente brasileiro fosse, apoiar a iniciativa privada nacional e investir na cobertura dos gargalos, que existem, tudo em nome da maior proficiência e… Read more »

Guilherme
Visitante
Guilherme

Luciano e Burusera, obrigado pelas excelentes respostas e inteligentes e sensatas colocações.

burusera
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burusera

Caro Guilherme, levando-se em consideração a quantidade de dinheiro investido na construção do casco ficou bem caro. Dos tempos da WTorre até a partida do casco da P-66 nos tempos da Engevix quanto dinheiro foi investido no local. E os atrasos, contratações de pessoal descontroladas, “fiscais” da Petrobras só fazendo peso na Terra, a lista segue…Enfim, ninguém fala (raras exceções) em resolver esse tipo de farra com o nosso dinheiro que é o que acaba com os nossos empregos de verdade. A P-66 ajudou a criar a dívida de 6 bilhões de reais da Engevix. Então dizer que custou 1… Read more »