faixa - nao remover

BRASIL ADICIONOU MAIS DE 10 GW DE CAPACIDADE DE GERAÇÃO PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO E SE APROXIMA DE RECORDE

SOLARTAté novembro de 2024, o Brasil alcançou a marca de 10,3 gigawatts (GW) de nova potência instalada em seu parque de geração de eletricidade, superando a meta anual de 10,1 GW. Esse número não inclui a micro e minigeração distribuída de energia, e o país pode ainda ultrapassar o recorde histórico de expansão anual de 10,32 GW, registrado em 2023.

Este é o segundo ano consecutivo em que o Brasil ultrapassa a marca de 10 GW de nova potência instalada. Do total de expansão, 90,14% da capacidade adicional veio de fontes renováveis, com destaque para a solar fotovoltaica (51,18%) e a eólica (38,96%).

Neste ano, 281 usinas começaram a operar em 17 estados brasileiros, sendo 136 solares fotovoltaicas, 114 eólicas, além de termelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e centrais geradoras hidrelétricas. Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte foram os estados que mais contribuíram para a expansão, concentrando os maiores volumes de potência adicionada.

Atualmente, o Brasil possui uma capacidade instalada total de 207,7 GW, com 84,81% dessa energia proveniente de fontes renováveis.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Dráusio Lima Atalla Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Dráusio Lima Atalla
Visitante
Dráusio Lima Atalla

Entretanto precisar ser esclarecido que o insumo utilizado é a energia, elétrica no caso, potência é a capacidade de gerar energia, não se consome potência. E energias renováveis têm baixos fatores de capacidade, abaixo de 50%, algumas muito abaixo. Por outro lado paga-se 100% para instalar a capacidade instalada, que neste caso gera 20, 30%, quando muito nas hidráulicas, 50% da capacidade instalada. Ter 80% de geração renovável num parque de 200 mil MWe, significa na prática, não mais de 80 mil MWe firmes, aquilo que realmente cria valor e eleva a produtividade. O Brasil precisa de não menos de… Read more »

Dráusio Lima Atalla
Visitante
Dráusio Lima Atalla

Americanos consomem aproximadamente 14 mil KWh por ano por habitante, nós em torno de 2400. Relação aproximada de 1 para 6. Americanos produzem em torno de 120 mil dólares por ano per capita, nos 20 mil. Relação aproximada de 1 para 6. PIB per capta americano de 80 mil dólares, o nosso 10 mil dólares. Relação aproximada de 1 para 8. Salário mínimo americano é da ordem de 1800 dólares ao mês, o nosso 300 dólares, relação de 1 para 6. A maldição do 1 para 6 começa na eletricidade, a criadora e multiplicadora da produtividade. Na ausência, da miséria.… Read more »