BRASIL ASSINA ACORDO COM BÉLGICA PARA CONSTRUIR CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE PORTUÁRIOS
A Secretaria dos Portos (SEP) firmou com o Centro de Capacitação do Porto de Antuérpia (APEC) um Acordo de Cooperação Técnica pela qualificação dos trabalhadores portuários. O termo assinado garante ao Brasil a construção do primeiro Centro de Capacitação dos Gestores e dos Trabalhadores Portuários no país. O centro, apoiado por Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Sest/Senat e Companhia Docas do Espírito Santos (Codesa), ficará em Vitória, capital capixaba.
O Porto de Antuérpia tem um dos mais importantes Centros de Treinamento portuário do mundo, e tem relações com o setor no Brasil desde 2010. A assinatura da construção do centro no Brasil faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2013, em que previam duas fases: a primeira, com seminários pelo país, que ocorre até agora; a segunda, com a criação do centro.
César Borges (à esquerda na foto), ministro da SEP, classificou a capacitação dos trabalhadores portuários como fundamental. “A classe dos trabalhadores, que estão aqui representados, e são fundamentais e imprescindíveis. É o entendimento do Governo e nós queremos avançar na política de ter portos cada vez mais eficientes e sem a participação de trabalhadores qualificados e treinados, esta tarefa seria impossível’, analisou.
Deixe seu comentário