BRASIL ASSINA PROTOCOLO QUE PREVÊ CONSTRUÇÃO DE NOVO GASODUTO LIGANDO PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
O projeto de um novo gasoduto ligando o Brasil a países-vizinhos está mais próximo de se concretizar. O empreendimento está incluído no protocolo de integração energética assinado nesta semana em Uruguaiana, e deverá passar pelos territórios do Paraguai, Uruguai e Argentina. Avaliado como importante fator para o suprimento das demandas por gás na região Sul do Brasil, o investimento deverá ter sua viabilidade financeira e técnica estudada ao longo dos próximos meses, mas os acenos já são positivos.
A proposta de construção estabelece que o gasoduto teria início em Yacuíba, na Bolívia, e se encerraria no Uruguai. Ao longo do trajeto, os dutos passariam por Assunção, no Paraguai, Corrientes, na Argentina, e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.
O estado, que hoje recebe 2 milhões de m³ de gás natural por dia, tem demandas para receber até 6 milhões de m³ diários, de acordo com o secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Lucas Redecker (foto). A região vem buscando novas alternativas para fornecimento de gás frente a um mercado consumidor crescente.
O investimento vem sendo avaliado também como possível unidade de fornecimento à usina térmica AES Sul, localizada em Uruguaiana. De acordo com o prefeito da cidade, Luiz Augusto Schneider, o projeto pode representar novas perspectivas e serviços para os complexos industriais da região.
Deixe seu comentário