BRASIL AUMENTA PRODUÇÃO E BATE RECORDE NO PRÉ-SAL: 390 MIL BARRIS DE PETRÓLEO DIARIAMENTE | Petronotícias




faixa - nao remover

BRASIL AUMENTA PRODUÇÃO E BATE RECORDE NO PRÉ-SAL: 390 MIL BARRIS DE PETRÓLEO DIARIAMENTE

navio 2Uma boa notícia: As reservas provadas no pré-sal em 2013 cresceram 43% em relação a 2012. Atualmente, mais de um quarto das reservas provadas da Petrobrás são provenientes do pré-sal. Em 2013, a perfuração de 42 poços na camada do pré-sal, associada ao desempenho das plataformas em produção nas Bacias de Campos e Santos permitiu este crescimento.

Este  aumento ocorre em paralelo com uma produção crescente na camada do pré-sal. Na segunda-feira passada ( 13)  entrou em operação, com uma produção de 28 mil barris de petróleo por dia, o segundo poço produtor da plataforma Cidade de Paraty, no campo de Lula, totalizando 58 mil barris de petróleo por dia nesta plataforma. No dia seguinte alcançou-se um novo recorde diário, no qual a produção de petróleo operada pela Petrobrás no pré-sal superou o patamar de 390 mil barris de petróleo por dia. O recorde anterior foi estabelecido em 24 de dezembro de 2013, com 371 mil barris de petróleo por dia.

A Bacia de Santos contribui com 51% deste recorde, com a operação de nove poços produtores, comprovando a elevada produtividade dos campos descobertos na camada pré-sal. A produtividade média por poço em operação comercial, na Bacia de Santos, tem sido de 25 mil barris de petróleo por poço por dia, maior do que a registrada no Mar do Norte (15 mil barris de petróleo por poço por dia) e no Golfo do México (10 mil barris de petróleo por poço por dia).
Em dezembro de 2013, três Declarações de Comercialidade demonstraram a viabilidade da produção em três áreas distintas do pré-sal: Lapa (Carioca), Búzios (Franco) e Sul de Lula (Sul de Tupi), todos na Bacia de Santos.  Adicionalmente, em 2013, descobertas do pré-sal em campos já em produção na Bacia de Campos, como Albacora, Caratinga e Marlim Leste contribuíram para o aumento das reservas, e, principalmente, para a rápida monetização das mesmas, através da interligação dos poços às plataformas em operação.

Já em 2014, no pré-sal da Bacia de Santos, 17 novos poços serão interligados às plataformas já instaladas. No segundo semestre, duas novas plataformas entrarão em produção no pré-sal da Bacia de Santos: a plataforma de Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá Norte, e a plataforma de Cidade de Mangaratiba no campo de Iracema Sul, acrescentando 300 mil barris de petróleo por dia à capacidade de produção instalada. Nestas duas novas plataformas serão interligados outros cinco novos poços em 2014.

A entrada em operação destas duas novas plataformas (Cidade de Ilhabela e Cidade de Mangaratiba) e o início de operação dos 22 novos poços produtores em 2014 contribuirão para o alcance de novos recordes de produção no pré-sal ao longo deste ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of