BRASIL CAI UMA POSIÇÃO EM RANKING MUNDIAL DE CONSUMIDORES LIVRES DE ENERGIA
Os brasileiros estão entre os consumidores de menor liberdade de escolha no setor elétrico. No Ranking Internacional de Consumidores Livres, que mede a quantidade de agentes com liberdade de escolha de seus fornecedores de eletricidade entre as 20 maiores economias do mundo. O Brasil foi ultrapassado pelo Japão, passando a ocupar o 13a posto. O estudo coloca os Estados Unidos, a Alemanha e a França como líderes.
O presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, considera que as perspectivas do Brasil no setor elétrico em 2014 não são boas. Para Medeiros, se o Ministério das Minas e Energia prosseguir com a ideia de por em prática a Portaria 455, será dado mais um passo em direção à desindustrialização do Brasil, pois o setor produtivo nacional será impactado como se houvesse um novo imposto.
A medida prevê basicamente liquidações semanais dos contratos de energia no mercado livre, sem possibilidade de ajuste posterior, criando uma multa para os agentes que ficarem sem megawatts contratados.
O Mercado Livre de Energia, ambiente que reúne os consumidores brasileiros com liberdade de escolha, crescia 30% ao ano e, desde o início de vigência da lei de renovação das concessões do setor elétrico, em setembro de 2012, ficou estagnado.
Deixe seu comentário