BRASIL CONTA COM NOVA EMBARCAÇÃO PARA PESQUISAS NO ATLÂNTICO SUL
O Navio Hidroceanográfico de Pesquisa Vital de Oliveira (NPqHo) foi recebido pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner e pelo comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, na ilha de Mocanguê, em Niterói, na última quinta-feira (23). O navio acabou de chegar de Singapura e será utilizado em estudos científicos para caracterização de áreas oceânicas estratégicas do Atlântico Sul.
Fruto de uma parceria firmada entre os ministérios da Defesa e Ciência, Tecnologia e Inovação, além das empresas Vale e Petrobrás, a embarcação é equipada com o que há de mais moderno em tecnologia. Com o Vital de Oliveira, fica mais fácil para o Brasil o pleito junto a Comissão de Limites da Organização das Nações Unidas (ONU), no sentido de ampliar o limite exterior da área marítima, na qual o Brasil detém os direitos de soberania para a exploração de recursos naturais.
O ministro Jacques Wagner disse que apostar em tecnologia, pesquisa e inovação oceanográfica aumenta o poder e a soberania do país. “É a aplicação da tecnologia e do conhecimento do mar na defesa nacional”, afirmou. “É orgulho saber que estamos na primeira linha da pesquisa oceanográfica, e mesmo com o pré-sal ainda temos muito a pesquisar para abrir novas vertentes”, concluiu.
Deixe seu comentário