BRASIL DESPERDIÇA 20% DA ENERGIA QUE PRODUZ
O Brasil desperdiça energia e menospreza o potencial que tem. Um relatório divulgado na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, chamado “O setor elétrico brasileiro e a sustentabilidade no século 21”, apontou esses e outros dados preocupantes sobre o setor energético brasileiro. Elaborado por pesquisadores de instituições públicas e privadas e organizações não-governamentais, o documento destaca equívocos da política energética, enquanto aponta alternativas para o uso eficiente da eletricidade.
Conforme dados do relatório, o Brasil desperdiça 20% da energia elétrica, na passagem das usinas aos centros de consumo. O percentual é um dos mais altos do mundo (o Chile perde apenas 6%). O cálculo se apóia em uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que também estimou que a energia não faturada e o imposto não recolhido, os cofres públicos perderam cerca de R$ 10 bilhões, somente em 2007. Para os autores do estudo, o investimento em hidrelétricas, longe das grandes cidades, pode piorar a situação.
Também segundo o documento, 8% da eletricidade gerada no país é exportada via produção de minério de ferro, produtos siderúrgicos e no papel e celulose exportados com baixo valor agregado, pouca geração de empregos, elevado custo social e ambiental e aumento da conta mensal dos brasileiros.
O relatório aponta também que o Brasil menospreza seu potencial de energia solar e eólica. Usufruindo de tecnologias já existentes para o aproveitamento de energia solar em menos de 5% da área urbanizada, o Brasil atenderia 10% da demanda nacional de energia elétrica. No caso da energia eólica, o potencial inexplorado é de 300 GW, quase três vezes o total da capacidade instalada no país.
Deixe seu comentário