BRASIL É 10º COLOCADO EM LIBERDADE DE ESCOLHA DOS CONSUMIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA NA AMÉRICA LATINA
A liberdade de escolha dos consumidores brasileiros de energia elétrica vem sendo bastante discutida, e o Ranking de Liberdade de Escolha do Setor Elétrico na América Latina, elaborado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), colocou o Brasil na 10ª posição em comparação com 12 países América Latina.
Países como El Salvados e Guatemala ficaram a frente do país, enquanto México e Argentina ficaram abaixo do Brasil. Os três maiores mercados estudados foram os que apresentaram menor grau de autonomia no setor.
Para o diretor técnico da Abraceel e um dos responsáveis pelo estudo, Alexandre Lopes (foto), o caso argentino é especial, tendo fechado seu mercado em 2013. “Aparentemente, a decisão segue uma linha estatizante e centralizadora do governo portenho, ao contrário de diversos países que estão atualmente em processo de abertura ou ampliação do mercado livre, como México, Japão e Arábia Saudita”, disse o diretor.
Para Lopes, embora algumas nações tenham um desenvolvimento econômico ou IDH inferiores aos do Brasil, são mais avançadas em questões de marco regulatório no setor elétrico. A Abraceel está promovendo a campanha “A Energia da Democracia é Livre” em parceria com 60 empresas e organizações.
Deixe seu comentário