BRASIL E ARGENTINA REALIZAM SEMINÁRIO PARA AUMENTAR A COOPERAÇÃO NUCLEAR ENTRE OS DOIS PAÍSES
Brasil e Argentina realizaram um seminário em Buenos Aires para revisar o relacionamento bilateral na área nuclear e identificar novas oportunidades de negócios entre as empresas do setor. Ambas as partes concordaram sobre a importância do aprofundamento da integração entre as cadeias produtivas brasileira e argentina, com vistas a assegurar ganhos de competitividade que permitam o desenvolvimento continuado deste setor estratégico. O encontro foi realizado nas dependências da embaixada do Brasil em Buenos Aires e levou o nome de “Oportunidades de negócios entre empresas brasileiras e argentinas do setor nuclear”. O seminário foi organizado conjuntamente pela Embaixada do Brasil, pelo Ministério de Relações Exteriores e Culto da República Argentina e pela Subsecretaria de Energia Nuclear, subordinada à Secretaria de Energia argentina.
O encontro e os debates tiveram a presença de autoridades brasileiras, como o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen, e o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Sérgio Danese. Do lado argentino, o subsecretário de Política Exterior da chancelaria, embaixador Gustavo Zlauvinen, e o subsecretário para Energia Nuclear, Julián Gadano. Cerca de 90 pessoas, incluindo representantes de alto nível de todas as principais empresas e entidades do setor nuclear de ambos os países, também estiveram pressentes ao encontro, além da secretária-adjunta da ABACC, Elena Maceiras.
A delegação brasileira foi convidada, ainda, a conhecer as instalações do Centro Atômico de Ezeiza(foto), onde a Argentina desenvolve o projeto do reator multipropósito RA-10, que, uma vez concluído, deverá ser capaz de abastecer o mercado regional de radioisótopos de usos medicinais, em conjunto com o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).
Deixe seu comentário