BRASIL E BOLÍVIA SE REÚNEM PARA LEVAR ADIANTE PROJETO DE HIDRELÉTRICA NO RIO MADEIRA
O projeto de uma nova hidrelétrica no Rio Madeira está avançando. Desta vez sob a batuta de uma parceria binacional, entre Brasil e Bolívia, que marcaram uma reunião de representantes do setor energético para a quarta-feira (15), em Brasília.
A comitiva boliviana, que inclui o ministro de energia, Rafael Alarcón (foto), e o presidente da estatal Empresa Nacional de Electricidad (Ende), Eduardo Paz, tratará do assunto com o Ministério de Minas e Energia brasileiro, para dar seguimento ao acordo assinado pelo ministro Fernando Coelho Filho com o presidente da Bolívia Evo Morales, em novembro, visando ampliar as parcerias energéticas entre os dois países.
O projeto, que ganhou o nome de Guajará-Mirim, deverá ter capacidade de gerar 3 mil MW, com a previsão de investimentos avaliada em cerca de R$ 15 bilhões. A instalação, caso aprovada, será feita na fronteira entre os dois, sendo que a empresa Energia Sustentável do Brasil (ESBR) assinou no fim do ano passado um memorando de entendimentos com a Eletrobrás para cooperação técnica em relação ao projeto, que conta ainda com auxílio do grupo de estudos do setor elétrico (Gesel) da UFRJ.

publicada em 14 de fevereiro de 2017 às 11:47 




