BRASIL E BOLÍVIA SE REÚNEM PARA LEVAR ADIANTE PROJETO DE HIDRELÉTRICA NO RIO MADEIRA
O projeto de uma nova hidrelétrica no Rio Madeira está avançando. Desta vez sob a batuta de uma parceria binacional, entre Brasil e Bolívia, que marcaram uma reunião de representantes do setor energético para a quarta-feira (15), em Brasília.
A comitiva boliviana, que inclui o ministro de energia, Rafael Alarcón (foto), e o presidente da estatal Empresa Nacional de Electricidad (Ende), Eduardo Paz, tratará do assunto com o Ministério de Minas e Energia brasileiro, para dar seguimento ao acordo assinado pelo ministro Fernando Coelho Filho com o presidente da Bolívia Evo Morales, em novembro, visando ampliar as parcerias energéticas entre os dois países.
O projeto, que ganhou o nome de Guajará-Mirim, deverá ter capacidade de gerar 3 mil MW, com a previsão de investimentos avaliada em cerca de R$ 15 bilhões. A instalação, caso aprovada, será feita na fronteira entre os dois, sendo que a empresa Energia Sustentável do Brasil (ESBR) assinou no fim do ano passado um memorando de entendimentos com a Eletrobrás para cooperação técnica em relação ao projeto, que conta ainda com auxílio do grupo de estudos do setor elétrico (Gesel) da UFRJ.
Deixe seu comentário