BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS A USAR ETANOL PARA GERAR ENERGIA NA ANTÁRTICA
O projeto de geração de energia a partir do etanol brasileiro na Estação Antártica Comandante Ferraz entrou em operação esta semana. A estação, que é gerida pela Marinha do Brasil e possui laboratórios de pesquisa, receberá da Petrobrás o etanol para a produção da energia que vai abastecer a unidade.
De acordo com a estatal, “o Brasil será o primeiro país do mundo a utilizar biocombustível para produção de energia no continente”. A companhia informou que está fornecendo 350 mil litros do combustível para a estação, sendo que o etanol enviado à base antártica é o mesmo encontrado nos postos de abastecimento brasileiros.
A inauguração do motogerador foi realizada durante a visita do ministro da Defesa, Celso Amorim, que deu início ao programa científico da estação.
A Petrobrás informou em nota que o biocombustível e o equipamento, desenvolvido pela Vale Soluções em Energia (VSE), partiram em outubro do Brasil para a Antártica no navio de Pesquisas Oceânicas Ary Rongel. Em seguida, uma equipe de engenheiros brasileiros seguiu para o continente para realizar as instalações e os testes necessários ao funcionamento do equipamento. Segundo a estatal, “a partir de agora e durante um ano, o motogerador vai operar em total sincronismo com os motogeradores já existentes a diesel, preservando o parque energético atual como uma medida adicional de segurança”.
Deixe seu comentário