BRASIL E PARAGUAI ANUNCIAM QUE COMEÇARÃO REVISÃO DO TRATADO DE ITAIPU
O Brasil e o Paraguai anunciaram hoje (16) que devem começar de imediato as negociações para a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata dos aspectos financeiros do acordo. A informação foi divulgada pelo ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez, em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, após uma reunião entre os dois países sobre o assunto. Pelo lado brasileiro, encontro contou com a presença do chanceler Mauro Vieira e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O presidente do Paraguai, Santiago Peña, também participou da reunião.
Por meio de uma rede social, o Itamaraty anunciou que houve progressos em relação aos critérios para o cálculo da tarifa de Itaipu, tanto a curto quanto a médio prazo. Ainda segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em uma conversa com Peña, “decidiu-se pelo início das negociações para revisar o Anexo C“, que estabelece as bases financeiras para o funcionamento e a prestação de serviços da binacional.
O presidente do Paraguai, por sua vez, confirmou que houve progressos nas discussões sobre a tarifa: “Continuamos avançando no delineamento das negociações para a tarifa de Itaipu, além de iniciarmos as conversas sobre a renegociação do Anexo C desta hidrelétrica, que é fundamental para ambos os países”.
Já Silveira disse que as duas partes estão trabalhando unidas com um mesmo propósito. “Seremos cada vez mais fortes na transição energética, que tem como um dos pilares a fonte hídrica. Portanto, Itaipu é referência dessa matriz para os dois países e hoje demos mais um passo fundamental para encontrar caminhos nessa questão energética”, disse o ministro.
Deixe seu comentário