BRASIL E URUGUAI ASSINAM MEMORANDO PARA MELHORAR O INTERCÂMBIO DE ENERGIA ENTRE OS DOIS PAÍSES
Os governos do Brasil e do Uruguai assinaram, nesta quarta-feira (12), em Montevidéu, um Memorando de Entendimento para aprimorar as condições de intercâmbio de energia elétrica entre os dois países. O acordo prevê a transferência do ponto de entrega da energia uruguaia da Subestação Presidente Médici (230 kV) para a Subestação Candiota II (525 kV), no Rio Grande do Sul, garantindo maior capacidade e segurança ao sistema. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que a medida fortalece a integração energética na América do Sul, beneficiando ambos os países ao reduzir custos e aumentar a confiabilidade da rede.
“O Uruguai, país irmão vizinho, tem importado cada vez mais energia do Brasil. E nos exporta também, quando necessitamos. Fortalecer essa interconexão elétrica com o Uruguai é um aprimoramento bem-vindo à integração regional e, certamente, essa medida trará benefícios dos dois lados da fronteira, diminuindo custos e aumentando a confiabilidade do sistema a partir do intercâmbio entre os dois países”, destacou.
Além disso, o novo arranjo aliviará a sobrecarga na rede de 230 kV no sul do estado, impactada pelo crescimento da geração renovável. Com a mudança do ponto de entrega da energia uruguaia para a rede de 500 kV, essa interligação internacional terá à sua disposição um sistema de maior capacidade e com menos risco de interrupção. Com a assinatura do memorando, o Ministério de Minas e Energia tomará as providências para viabilizar a conexão física entre as subestações Candiota e Candiota II, essencial para a mudança no ponto de entrega da energia uruguaia.
Deixe seu comentário