BRASIL EXPORTOU 455 MIL BARRIS POR DIA PARA CHINA EM 2017
A ligação comercial entre brasileiros e chineses no setor de petróleo ficou mais forte no ano passado. O Brasil comercializou 455.338 barris de petróleo por dia em 2017 com o país asiático, superando a vizinha Venezuela, que exportou 405.584 barris por dia aos chineses.
Enquanto isso, a Rússia se manteve pelo segundo ano seguido como a principal fornecedora do produto para a China, totalizando 1,194 milhão de barris por dia. A Arábia Saudita, outra tradicional fornecedora dos asiáticos, fechou 2017 comercializando 1,11 milhão de barris diários.
Os embarques à China no ano inteiro pelos árabes cresceram 2,3%, enquanto que os russos tiveram um salto de 13,8%.
Exporta matéria prima e importa processados, típico de republiqueta de terceira categoria para quem tem despedaçados nos parque industrial. É isso que viramos.
A memória é curta quando interessa.Vamos aos fatos:O Brasil fez um acordo com a China de exportação de petróleo bruto em troca de financiamento para poder pagar os juros e amortizar a divida contraída durante o período de administração petista.Foram iniciadas,nesse periodo, obras de refinarias que hoje funcionam ,ou não funcionam (caso do Rio) a preços faraónicos que inviabilizam qualquer retorno financeiro ao investimento realizado.Teríamos de subsidiar a gasolina e os derivados fabricados para que a Petrobras viesse a ter algum lucro .Mais valia importar tudo de fora…. Deste modo não adianta querer culpabilizar atual administração pelos caminhos seguidos já… Read more »