BRASIL INAUGURA FÁBRICA DE EQUIPAMENTOS PARA SEU PRIMEIRO SUBMARINO NUCLEAR
Enfim o país poderá ter seu primeiro submarino nuclear… em 2025. Ao menos hoje será inaugurada em Itaguaí (RJ) a Unidade de Fabricação de Estrutura Metálicas (Ufem), de onde sairão suas estruturas internas, além de componentes de quatro submarinos convencionais que vão ficar no lugar dos atuais. A fábrica começou a ser erguida em 2010, e fica a apenas 3 km da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), responsável pelos cilindros do casco, onde ficará a tripulação. A Ufem está subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O primeiro dos quatro submarinos convencionais ficará pronto em 2015 e será entregue em 2017 após os testes necessários. Até 2020, todos estarão prontos, e custarão individualmente quase R$ 1,3 bilhão.
A respeito do projeto do submarino nuclear, que será chamado de Álvaro Alberto, ele integra um acordo entre França e Brasil de 2009 e custará R$ 5,19 bilhões. No mundo, só seis países têm submarinos nucleares: EUA e Rússia (70 casa), Inglaterra e França (10 cada), e China (4). Como o Brasil, a Índia também tem um projeto.
Deixe seu comentário