faixa - nao remover

BRASIL POSSUI 145 PLATAFORMAS OFFSHORE EM ATIVIDADE E OUTRAS 48 FORA DE OPERAÇÃO

fpso iluminadoOs dados mais recentes da Diretoria de Portos e Costas da Marinha ajudam a desenhar um mapa das plataformas offshore em operação hoje no Brasil e também daquelas que estão inativas. Ao todo, são 193 embarcações do tipo (tanto de produção quanto de perfuração), sendo 145 em atividade e outras 48 fora de operação.

As informações também indicam que as atividades de descomissionamento ganharão importância nos próximos anos dentro do mercado brasileiro de óleo e gás. Uma considerável fatia das instalações offshore de produção no Brasil estão com idade avançada – mais de 25 anos de operação – de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

De acordo com o relatório da Marinha, há pelo menos seis plataformas em descomissionamento: P-7, P-12, P-33, Cidade de Rio das Ostras, Robalo-1 e FPSO Cidade Rio de Janeiro. O documento não detalha, no entanto, em quais estágios se encontram atualmente esses processos. Já ANP, em setembro do ano passado, divulgou que há seis pedidos de programas de desativação em análise: P-15 e FPSO Piranema Spirit, além das já citadas P-7, P-12, P-33 e FSPO Cidade do Rio de Janeiro.

Falando de sondas de perfuração, a West Saturn teve recentemente sua declaração de conformidade para operação de plataforma prorrogada para janeiro de 2020. Já a sonda Vitória 10000 teve sua declaração cancelada, mas aguada renovação contratual e está autorizada pela Marinha a permanecer em águas jurisdicionais brasileiras até 20 de fevereiro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of