BRASIL TERÁ NOVA PÓS-GRADUÇÃO EM COMISSIONAMENTO
O Centro de Excelência em EPC (CE-EPC) vem trabalhando para aumentar a produtividade das obras do país, com foco nos setores naval e de óleo e gás, e vai apresentar um novo curso de pós-graduação Lato Sensu em comissionamento, em parceria com o SENAI/RJ, durante o Congresso Navegar 2014, amanhã (28) , no Rio Grande do Sul. O objetivo do Centro de Excelência é fortalecer a indústria brasileira, por meio de novos métodos de engenharia e do aumento da qualificação do setor, que hoje ainda possui poucas alternativas de formação na área de comissionamento.
Para apresentar o curso, que deve atrair muitos interessados, já que a procura pelos seminários internos do CE-EPC foi muito alta, foram convidados uma série de executivos envolvidos com a área de comissionamento nacional. Dentre eles, Danilo Gonçalves, diretor executivo do CE-EPC, Marco Túlio, gerente executivo da Petrobras, Alberto Padilla, presidente da EBR, Leonardo Menezes , da área de Comissionamento Corporativo da Petrobras, Rosilene Menezes, do Instituto SENAI de Educação Superior, Marcos Reis, Diretor Geral da QGI Brasil, Alex Sarmento, Diretor de Contrato da UTC, e Ivo Pachaly, da Gerência de Comissionamento da ECOVIX.
De acordo com o diretor executivo do CE-EPC, Danilo Gonçalves, a área de comissionamento ainda precisa de mais atenção no Brasil e o centro vem trabalhando para auxiliar a indústria a criar novas possibilidades de treinamento e aperfeiçoamento.
“A expansão da indústria de petróleo brasileira está gerando uma demanda de profissionais qualificados muito grande e isso tem sido um desafio para o mercado muitas vezes. O comissionamento envolve muitas etapas técnicas, como inspeções, calibrações e testes, além da pré-operação dos sistemas, então é muito importante a capacitação adequada, que exige um alto nível de qualificação dos envolvidos”, afirma.
O anúncio do curso é uma primeira etapa de apresentação para divulgar pelo país essa nova iniciativa, que já vinha sendo procurada por muitos engenheiros brasileiros em atuação no mercado. No entanto, as atividades letivas estão previstas para terem início em setembro deste ano.
O Centro de Excelência em EPC, criado em 2008, vem buscando ajudar as empresas brasileiras a melhorarem a produtividade e atualmente tem parcerias com as maiores associações de engenharia do mundo. Além de contar com as maiores empreiteiras do país, o CE-EPC possui como associadas a Petrobras, a Statoil e a Shell, mas pretende expandir seu foco para além do setor de óleo e gás, alcançando também os segmentos de mineração, siderurgia e petroquímica.
Deixe seu comentário