BRASIL TERMINOU O ANO DE 2017 COM 14 SONDAS EM ATIVIDADE
O Brasil terminou o ano passado com 14 sondas de perfuração em atividade, de acordo com os mais recentes dados divulgados pela empresa Baker Hughes. Em janeiro, outras duas unidades começaram suas operações: a BCH Energy 5, na Bacia do Recôncavo; e a SC-117, na Bacia de Potiguar.
Do total de sondas de perfuração em atividade atualmente no País, 11 estão em blocos terrestres e cinco em marítimos. Ao todo, 5 delas estão realizando perfuração, enquanto as demais trabalham em restauração, avaliação, completação e teste de longa duração. Os dados constam em relatórios disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Ainda de acordo com o relatório da Baker Hughes, a América Latina terminou 2017 com um total de 195 sondas de perfuração em atividade, um crescimento de 14 unidades na comparação com 2016.
O número de sondas de perfuração em atividade no Brasil é insignificante, seja em terra (11) ou no mar (5). A questão da atividade em terra é mais gritante, haja vista o persistente declínio na produção de óleo, mesmo em um cenário de recuperação do preço do barril de petróleo, que já alcança os 70 dólares. Os governos dos estados produtores em terra, notadamente aqueles onde não há produção no mar, deveriam se debruças sobre este assunto, na perspectiva de buscar, junto ao MME e ANP, mudanças ainda mais significativas que aquelas ora em construção, para tentar atrair novos investimentos,… Read more »