Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

BRASIL TEVE RECORDE DE EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO EM 2019, APONTA NOVO RELATÓRIO DA ANP

anpO Brasil conseguiu um recorde de exportações de petróleo no ano de 2019. O dado faz parte do novo Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, lançado hoje (30) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com o documento, o país fechou o ano passado com 1,2 milhão de barris vendidos para o exterior por dia, alta de 4,4% na comparação com 2018.

Na avaliação do órgão, a maior exportação se deve ao aumento da produção interna. Em 2019, a produção nacional de petróleo cresceu 7,8% frente ao ano anterior e atingiu 2,8 milhões de barris por dia. O avanço foi liderado pelo pré-sal, que alcançou a média de 1,7 milhão de barris diários no ano, cerca de 62,3% da produção do país.

Seguindo este mesmo ritmo, a produção de gás natural teve elevação de 9,5% na comparação anual, marcando assim o décimo ano consecutivo de crescimento. Em 2019, o Brasil produziu 123 milhões de metros cúbicos por dia do combustível.

Sobre os biocombustíveis, o biodiesel teve um ganho de 10,3% em sua produção graças ao aumento do teor de mistura no óleo diesel de 10% para 11%. A produção de etanol cresceu 6,9%, chegando à marca histórica de 35,3 bilhões de litros.

Já a produção nacional de derivados ficou estável, somando 1,8 milhão de barris por dia, o que corresponde a cerca de 76,5% da capacidade instalada de refino. As vendas de derivados pelas distribuidoras registraram leve alta de 0,7%, com destaque para as vendas de óleo diesel, que aumentaram 3%.

O anuário pode ser lido na íntegra no site da ANP.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários