BRASIL TEVE RECORDE DE EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO EM 2019, APONTA NOVO RELATÓRIO DA ANP
O Brasil conseguiu um recorde de exportações de petróleo no ano de 2019. O dado faz parte do novo Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, lançado hoje (30) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com o documento, o país fechou o ano passado com 1,2 milhão de barris vendidos para o exterior por dia, alta de 4,4% na comparação com 2018.
Na avaliação do órgão, a maior exportação se deve ao aumento da produção interna. Em 2019, a produção nacional de petróleo cresceu 7,8% frente ao ano anterior e atingiu 2,8 milhões de barris por dia. O avanço foi liderado pelo pré-sal, que alcançou a média de 1,7 milhão de barris diários no ano, cerca de 62,3% da produção do país.
Seguindo este mesmo ritmo, a produção de gás natural teve elevação de 9,5% na comparação anual, marcando assim o décimo ano consecutivo de crescimento. Em 2019, o Brasil produziu 123 milhões de metros cúbicos por dia do combustível.
Sobre os biocombustíveis, o biodiesel teve um ganho de 10,3% em sua produção graças ao aumento do teor de mistura no óleo diesel de 10% para 11%. A produção de etanol cresceu 6,9%, chegando à marca histórica de 35,3 bilhões de litros.
Já a produção nacional de derivados ficou estável, somando 1,8 milhão de barris por dia, o que corresponde a cerca de 76,5% da capacidade instalada de refino. As vendas de derivados pelas distribuidoras registraram leve alta de 0,7%, com destaque para as vendas de óleo diesel, que aumentaram 3%.
O anuário pode ser lido na íntegra no site da ANP.
Deixe seu comentário