BRASKEM MUDA TRÊS MEMBROS DE SEU CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E REFORÇA PROGRAMAS DE COMPLIANCE | Petronotícias




faixa - nao remover

BRASKEM MUDA TRÊS MEMBROS DE SEU CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E REFORÇA PROGRAMAS DE COMPLIANCE

kkaksaA Braskem tem três novos membros independentes no seu conselho de administração. Os nomes foram aprovados numa assembleia geral extraordinária da companhia. Todos são executivos co nomes de peso no mercado:  Gesner Oliveira, economista, sócio da GO Consultores e ex-presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e da Sabesp; Marcelo Lyrio, ex-presidente do banco ING e ex-sócio da Signatura Lazard no Brasil, e Pedro Marcílio, advogado, ex-diretor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e sócio da BR Partners. Eles substituirão, Álvaro Fernandes da Cunha Filho, Antonio Britto Filho e Alfredo Lisboa Ribeiro Tellechea, que se desligaram do Conselho para seguir projetos pessoais. Os novos membros completarão o restante do mandato em curso, até a assembleia geral que irá apreciar as contas relativas ao exercício a findar-se em 31 de dezembro de 2017. Com essas eleições, o Conselho de Administração da Braskem passou a contar com sete membros independentes, de um total de onze.

“Essas mudanças demonstram o empenho da Braskem em reforçar a transparência e a capacidade de julgamento independente, em linha com o compromisso da companhia de atuar de forma ética, íntegra e transparente, em conformidade com as leis, normas e regulamentos aplicáveis”, diz Everson Bassinello, CCO da empresa

Desde sua criação, há menos de um ano, a área de Conformidade da Braskem estruturou seus processos e reforçou sua estrutura, triplicando sua equipe, que agora conta também com Compliance Officers para Estados Unidos, Europa e México. Participa nos grupos de trabalho Anticorrupção da ONU e Integridade do ETHOS. A companhia criou, ainda, um Sistema de Conformidade, com dez medidas estruturadas nos pilares Prevenção, Detecção e Remediação, e estruturou um Programa de Aprimoramento de Conformidade, composto por 154 iniciativas de melhoria do ambiente, sendo que 62 já foram concluídas até maio deste ano.

Para garantir a conformidade na cadeia, a companhia promoveu, no início de 2017, a análise de riscos de corrupção em 6.600 terceiros ativos (provedores de bens e serviços, consultorias, escritórios de advocacia etc), sendo que, destes, aproximadamente mil passarão por Due Diligence de Integridade pela área de Conformidade.

“O Conselho de Administração aprovou a Política de Conformidade com orientações que devem ser praticadas de forma convicta, responsável e irrestrita em toda a Braskem”, disse Bassinello.

Os integrantes da empresa foram sensibilizados, por meio da realização de 21 treinamentos presenciais, para 560 integrantes globalmente, entre Conselheiros de Administração, líderes e cargos de maior exposição – que serão multiplicadores de conformidade para suas equipes e parceiros.

A área de conformidade também promoveu 71 workshops de avaliação de riscos de compliance, com envolvimento de 306 líderes nos trabalhos de identificação, análise e tratamento de riscos. Também foram definidas metas de conformidade atreladas ao bônus dos gestores, reforçando nosso engajamento e comprometimento com os desafios do Programa de Conformidade.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Pedro Jara Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Pedro Jara
Visitante
Pedro Jara

Aparentemente uma boa ideia da Odebrecht de mudar a imagem pelo menos de uma empresa do mesmo grupo. Todos sabem que poucas andorinhas não fazem o verão. As empresas precisam demostrar que realmente tem um programa onde estejam presentes a Governança Gestão de Riscos e Compliance com atuação específica na PREVENSÂO , DETECÇÃO E REMEDIAÇÃO.
Ao entrar no site da Internet, quase todas as empresas possuem Códigos de Ética, Conduta, programas efetivos de Compliance que normalmente são de Origem Copiar/Colar, visitei varias empresas, fiz algumas perguntas para chegar a conclusão que era para inglês ver.