faixa - nao remover

BRASKEM REVELA IMPASSE COM PETROBRÁS POR NAFTA E AMEAÇA INTERROMPER PRODUÇÃO

carlos fadigaA Braskem encontra-se em um impasse com a Petrobrás, que pode interromper sua produção no país. A companhia, do setor petroquímico, precisa renovar um acordo estimado em R$ 9 bilhões anuais pela compra de nafta da estatal, mas se vê sem qualquer tipo de conversa para discutir uma prorrogação do contrato, que se encerra no final de fevereiro. O termo é pela entrega de aproximadamente sete toneladas da matéria-prima, responsável por 70% dos gastos nacionais da Braskem.

Carlos Fadigas (foto), o presidente da petroquímica, afirmou ao Estado de São Paulo que não há um interlocutor para a questão na Petrobrás. A estatal se encontra num momento conturbado, envolvendo a investigação da Operação Lava-Jato e as mudanças na direção da empresa, que se defendeu afirmando que realizou uma reunião com a Braskem há duas semanas.

A discussão se dá por conta do acordo assinado em 2009, com validade original de 10 anos, para o fornecimento do nafta à petroquímica. A Petrobrás, porém, decidiu no começo de 2013 direcionar boa parte da matéria-prima para a composição de gasolina no país. Para permanecer suprindo a Braskem, a estatal passou a importar o nafta, e desde então vem tentando repassar o custo à empresa, que teria um aumento de gastos de 5% a 7% e não quer o repasse. Mesmo sem um novo acordo, Braskem e Petrobrás assinaram dois contratos aditivos, que estenderam a venda até o mês de fevereiro de 2015. No primeiro, não houve alteração no preço, que ficou em aberto no segundo. A petroquímica disse produzir há meses sem certeza sobre sua margem de lucro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of