BRASOL INAUGURA A MAIOR USINA SOLAR DA AMAZÔNIA PARA ATENDER TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DA AGEA EM MANAUS
A Brasol, empresa do grupo Siemens que atua no mercado de transição energética com projetos de geração de energia limpa, e a Aegea, do setor privado de saneamento básico, inauguraram a maior usina fotovoltaica do estado do Amazonas, localizada em Manaus. O investimento atenderá o consumo energético da Águas de Manaus, concessionária que faz parte do grupo Aegea, que segue seu plano de priorizar uma matriz energética renovável combinada com o aumento na eficiência energética e metas de redução de consumo de energia. A nova usina ocupa uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados, localizada a 30 quilômetros do centro de Manaus. Possui 2,55 MWp de potência instalada e geração estimada de 3,7 GWh por ano. A parceria entre a Aegea e a Brasol vem se consolidando nos últimos dois anos e já são nove usinas construídas no país, nos estados do Mato Grosso e agora no Amazonas, além de projetos em implementação no Rio de Janeiro.
Essa é uma tendência crescente entre empresas que optam por fontes de energia renováveis como estratégia para atender às metas corporativas de sustentabilidade e contribuir para o equilíbrio do meio ambiente, além da redução do custo de energia, como explica Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea: “A parceria com a Brasol é muito importante para nós. A energia é o principal insumo utilizado em nossas operações e a adoção de fontes limpas e que contribuem para a redução de emissões na atmosfera é uma prioridade para a Aegea. Atualmente, 94% da energia consumida em nossas unidades é de fontes renováveis. Recentemente assumimos como meta a redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, o que reforça o compromisso da companhia na agenda ESG. Essa meta está atrelada a uma emissão de um Sustainability-Linked Bonds (SLB), operação inédita para empresas de saneamento no Brasil”.
Para o CEO e fundador da Brasol, Ty Eldridge, estar ao lado da Aegea, a maior investidora em energia limpa no estado do Amazonas, é um marco importante para a atuação da empresa: “Estamos felizes com a construção de uma rede de parceiros, contribuindo para o cumprimento de metas e adoção de práticas sustentáveis das operações de grandes empresas no Brasil e no mundo. É uma usina referência em energia solar e uma das maiores de Manaus, com capacidade de atender às necessidades de consumo de energia das unidades locais”.
Deixe seu comentário