BRASOL INAUGURA A MAIOR USINA SOLAR DA AMAZÔNIA PARA ATENDER TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DA AGEA EM MANAUS | Petronotícias




faixa - nao remover

BRASOL INAUGURA A MAIOR USINA SOLAR DA AMAZÔNIA PARA ATENDER TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DA AGEA EM MANAUS

usinaA Brasol, empresa do grupo Siemens que atua no mercado de transição energética com projetos de geração de energia limpa, e a Aegea, do setor privado de saneamento básico, inauguraram a maior usina fotovoltaica do estado do Amazonas, localizada em Manaus. O investimento atenderá o consumo energético da Águas de Manaus, concessionária que faz parte do grupo Aegea, que segue seu plano de priorizar uma matriz energética renovável combinada com o aumento na eficiência energética e metas de redução de consumo de energia. A nova usina ocupa uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados, localizada a 30 quilômetros do centro de Manaus. Possui 2,55 MWp de potência instalada e geração estimada de 3,7 GWh por ano. A parceria entre a Aegea e a Brasol vem se consolidando nos últimos dois anos e já são nove usinas construídas no país, nos estados do Mato Grosso e agora no Amazonas, além de projetos em implementação no Rio de Janeiro.

Essa é uma tendência crescente entre empresas que optam por fontes de energia renováveis como estratégia para atender às metas corporativas de sustentabilidade eagewa contribuir para o equilíbrio do meio ambiente, além da redução do custo de energia, como explica Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea: “A parceria com a Brasol é muito importante para nós. A energia é o principal insumo utilizado em nossas operações e a adoção de fontes limpas e que contribuem para a redução de emissões na atmosfera é uma prioridade para a Aegea. Atualmente, 94% da energia consumida em nossas unidades é de fontes renováveis. Recentemente assumimos como meta a redução de 15% do consumo específico de energia, medido em brasolkWh/m³, até 2030, o que reforça o compromisso da companhia na agenda ESG. Essa meta está atrelada a uma emissão de um Sustainability-Linked Bonds (SLB), operação inédita para empresas de saneamento no Brasil”.

Para o CEO e fundador da Brasol, Ty Eldridge, estar ao lado da Aegea, a maior investidora em energia limpa no estado do Amazonas, é um marco importante para a atuação da empresa: “Estamos felizes com a construção de uma rede de parceiros, contribuindo para o cumprimento de metas e adoção de práticas sustentáveis das operações de grandes empresas no Brasil e no mundo. É uma usina referência em energia solar e uma das maiores de Manaus, com capacidade de atender às necessidades de consumo de energia das unidades locais”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of