BRAVA ENERGIA PREVÊ RETOMAR OPERAÇÃO DE PAPA-TERRA EM DEZEMBRO E AVANÇA NOS PREPARATIVOS PARA O FPSO ATLANTA
A Brava Energia anunciou hoje (21) que está avançando nos trabalhos para a retomada do campo de Papa-Terra, cuja produção deve ser reiniciada no mês de dezembro. Como se sabe, a operação do ativo está paralisada desde setembro a um pedido de informações feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). À época, o órgão regulador solicitou dados a respeito de sistemas operacionais do navio-plataforma (FPSO) 3R-3 (antigo P-63).
Segundo a Brava Energia, a ANP deferiu no último dia 18 uma solicitação para reestabelecer o aumento de pessoas a bordo (POB) das unidades flutuantes 3R-2 e 3R-3. A ANP também concedeu autorização para utilização da sonda instalada na 3R-2, antes da retomada da produção. “Dessa forma, serão intensificadas as atividades de manutenção e recuperação de integridade das unidades, permanecendo a previsão de retomada da produção em dezembro. Com a autorização do uso da sonda, a companhia retomará o workover do poço PPT-051 para substituição de bomba centrífuga submersa (BCS)”, disse a Brava.
Além disso, a companhia também revelou avanços nos preparativos para o primeiro óleo do FPSO Atlanta. A empresa recebeu ofício da ANP informando que a inspeção final dos sistemas de medição do navio-plataforma ocorrerá no período entre 25 e 29 de novembro de 2024. Até o final de novembro, a companhia concluirá o envio à ANP das respostas para as demais condicionantes para o início da operação do FPSO.
Como se sabe, o IBAMA já emitiu a licença de operação do FPSO Atlanta em setembro. Em paralelo, a companhia iniciará o processo de descomissionamento do FPSO Petrojarl a partir do início de novembro de 2024.
Deixe seu comentário