BULGÁRIA CUMPRE ACORDO COM UNIÃO EUROPEIA E COMEÇA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO DEPÓSITO DE RESÍDUOS NUCLEARES
A Bulgária iniciou a construção de um depósito nacional de resíduos radioativos de baixo e médio nível que está sendo construído em Radiana, perto da central nuclear de Kozloduy. A State Enterprise Radioative Waste (SERAW) é responsável pelo desmantelamento dos reatores 1-4 na central nuclear de Kozloduy e na instalação de eliminação de resíduos radioativos. O depósito terá uma instalação próxima à superfície com proteção multi-barreira para o armazenamento de resíduos de nível baixo e intermediário em embalagens de concreto armado. Ele será usado para armazenar esses resíduos da indústria, remédios e resíduos gerados pelo desmantelamento das unidades 1-4 de Kozloduy e da futura operação de usinas nucleares.
O depósito, que não será usado para armazenar resíduos de alto nível ou combustível nuclear usado, terá uma capacidade de 138 mil metros cúbicos de resíduos. Espera-se que entre em operação em 2021 e funcione por cerca de 60 anos. A instalação será fechada e monitorada de perto por mais 300 anos. A primeira etapa da construção está sendo financiada com uma doação de 85,7 milhões de dólares do Fundo Internacional de Apoio ao Desmantelamento de Kozloduy, que é administrado pelo Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento.
A SERAW assinou um contrato para a construção da instalação em julho de 2016 com um consórcio composto pela Nukem Technologies da Alemanha, que pertence ao AtomStroyExport da Rússia e a quatro empresas búlgaras. A construção deste depósito faz parte dos compromissos assumidos pela Bulgária na sua adesão para aderir à União Europeia. Durante as negociações de adesão à UE, a Bulgária também se comprometeu a fechar o Kozloduy 1 e 2 no final de 2002 e as unidades 3 e 4 no final de 2006. Todas as quatro unidades são reatores do modelo V-440 VVER-440, que a Comissão Europeia classificou anteriormente Como não atualizável. A Bulgária aderiu à UE em 1 de Janeiro de 2007.
Deixe seu comentário