C-TANK AMPLIA ATUAÇÃO E MIRA EM SERVIÇOS DE DESCONTAMINAÇÃO DE RESÍDUOS NORM PARA A INDÚSTRIA OFFSHORE

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

rogerioA empresa brasileira C-Tank está otimista com o próximo ano. Especializada em soluções ambientais integradas para o mercado de óleo e gás, a companhia projeta um aquecimento do setor de serviços a partir de 2022. Para aproveitar essa nova janela de oportunidade, a C-Tank fez novos investimentos no desenvolvimento de soluções e na aquisição de equipamentos. A companhia também ampliou seu portfólio de soluções, passando a englobar gestão de resíduos gerados a partir de limpeza de tanques; e descontaminação de tanques contendo material radioativo de ocorrência natural (NORM). “A C-Tank foi a pioneira na atividade de limpeza e descontaminação NORM offshore. Os esforços valeram a pena e, em setembro passado, nossos processos foram aprovados e certificados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)”, explicou o diretor-executivo da empresa, Rogério Calderaro. O entrevistado afirma ainda que hoje as maiores oportunidades relativas às atividades de descontaminação estão nos projetos de descomissionamento de plataformas. Calderaro contou também que a companhia está participando de um grupo de trabalho com o foco na redução da quantidade de resíduos NORM gerados a bordo das FPSOs. “Acredito que em breve teremos uma ótima alternativa para apresentar ao mercado”, concluiu.

Para começar nossa entrevista, gostaria que falasse um pouco sobre qual tem sido o foco da empresa dentro do setor de óleo e gás.

ctank3A C-Tank é uma empresa que oferece soluções ambientais integradas para o mercado de óleo e gás, tanto no onshore quanto no offshore. A nossa missão é gerar valor e contribuir para o sucesso operacional dos nossos clientes e parceiros, por meio de soluções inovadoras, eficientes e customizadas para cada necessidade. Hoje, somos reconhecidos no mercado como a empresa que atende com qualidade e eficiência a qualquer hora e em qualquer lugar. Para isso, contamos com mais de 250 funcionários e bases de apoio em Niterói (RJ), Vitória (ES) e Santos (SP).

Trabalhamos em 2021 com o foco em desenvolvimento de soluções inovadoras que reduzem, significativamente, a exposição do homem aos riscos em trabalhos em espaço confinado e em altura. Os nossos principais serviços são: limpeza mecânica de tanques de navios, plataformas e FPSOs; limpeza de dutos de ar-condicionado e coifa; limpeza de silos de cimento; trabalho em altura; e gerenciamento total de resíduos.

O setor de óleo e gás brasileiro viveu um aquecimento em 2021 no que diz respeito às perfurações offshore. Vocês já sentiram os reflexos desse movimento?

Acompanhamos de perto o aumento das campanhas de exploração promovidas pelas operadoras nacionais e internacionais ao longo de todo litoral brasileiro. Mas acreditamos que o setor de serviços sentirá um incremento significativo nas demandas apenas no segundo semestre de 2022. Mesmo assim, percebemos o aumento de serviços de conversão de tanques de PSVs [Barco de Apoio à Plataforma] e sondas para o atendimento aos novos contratos de perfuração. Os efeitos positivos desse aquecimento já podem ser observados com o aumento de investimentos das empresas fornecedoras e, consequentemente, com a abertura de novos postos de trabalho nos estados produtores de petróleo – em especial, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. A C-Tank, por sua vez, aumentou em 30% sua mão de obra treinada para suportar os primeiros projetos de 2022.

Quais são as oportunidades que a empresa está visualizando no segmento de exploração?

ctank2As empresas e o mercado estão levando cada vez mais a sério as regras de compliance e responsabilidade socioambiental. Isso gera um ganho significativo em termos de preservação ambiental e criação de novas oportunidades para empresas que fornecem soluções ambientais. Essas companhias aproveitarão bem mais as oportunidades desse novo ciclo de E&P.

A C-Tank passou por um processo de reposicionamento de suas atividades, focando em soluções ambientais. Quais são as novidades decorrentes desse movimento?

Faz parte do DNA da C-Tank o compromisso com o meio ambiente. Nos últimos anos, aumentamos ainda mais nossos investimentos no desenvolvimento de soluções e na aquisição de equipamentos que aumentam a percepção de segurança dos funcionários, do meio ambiente e das instalações onde trabalhamos. A partir daí, adicionamos ao portfólio da empresa a gestão total de resíduos gerados a partir das atividades de limpeza de tanques.  

A C-Tank se debruçou também em aprender e a entender melhor as dificuldades provenientes da descontaminação de tanques, vasos e redes contendo material radioativo de ocorrência natural (NORM). A C-Tank foi a pioneira na atividade de limpeza e descontaminação NORM offshore. Os esforços valeram a pena e, em setembro passado, nossos processos foram aprovados e certificados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear.

De que forma são realizadas essas atividades de descontaminação?

ctank1As maiores oportunidades relativas às atividades de descontaminação estão nos projetos de descomissionamento de unidades de produção – ou seja, aqueles ativos que já terminaram seu ciclo produtivo e precisam ser retirados de operação. No processo de descontaminação, foi incluída a aplicação de produtos químicos desincrustantes para remover os materiais NORM das anteparas. A atividade abrange ainda o acondicionamento dos resíduos em tambores especiais no convés da embarcação, a utilização de EPIs apropriados e o emprego de dosímetros individuais para garantir o tempo seguro de exposição do trabalhador ao NORM.

Qual é o destino desse material radioativo?

Em cada operação, muitos tambores são gerados e armazenados na embarcação para serem destinados corretamente em terra. Até onde sabemos, a única operadora que possui área de armazenagem definitiva para NORM é a Petrobras. As demais exportam os resíduos para países como Estados Unidos e Reino Unido.

Quais são as expectativas da C-Tank com esse nicho de atuação?

No momento, as operadoras estão buscando alternativas para armazenagem ou exportação dos resíduos NORM. A C-Tank está há seis meses participando de um grupo de trabalho com o foco na redução da quantidade de resíduos NORM gerados a bordo dos FPSOs. Acredito que em breve teremos uma ótima alternativa para apresentar ao mercado.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Elizilante Cavalcante Nascimento Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Elizilante Cavalcante Nascimento
Visitante
Elizilante Cavalcante Nascimento

Parabéns, c-tank pois eu tive oportunidade de trabalhar com esse grupo de tamanha competência técnica nesse seguimento principalmente no que diz respeito a mais nova competência no país que é a tua em trabalho de DESCOMISSIONAMENTO Onde para nosspais e muito novo poucos conhecem até medo o termo falo com um pouco de entendimento no assunto.
Sds: a essa grande equipe.

Elizilante Cavalcante Nascimento.
Inspetor de Equipamentos industriais.