CADE APROVA VENDA DA PARTICIPAÇÃO DA PETROBRÁS NA GASMIG PARA A CEMIG
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) da participação de 40% que a Petrobrás detinha na Gasmig, passando a deter a totalidade da companhia. A operação, avaliada em 600 milhões de reais, faz parte da reestruturação prevista no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018 da estatal de petróleo.
A venda já era esperada pelo mercado, em função da relutância da Petrobrás em investir no gasoduto que atenderá sua fábrica de fertilizantes em Uberaba (MG). A petroleira alegava que seus investimentos estavam concentrados no desenvolvimento do pré-sal e evitava aprovar os aportes no projeto, que deve demandar mais de R$ 1 bilhão, apesar de ter interesse direto no empreendimento.
O gasoduto em questão terá 500 km, visando ao atendimento à demanda do mercado do Triângulo Mineiro e da região Centro-Oeste de Minas Gerais, além do suprimento de 1,25 milhão m³/dia para a futura planta de fertilizantes da Petrobrás.
A Gasmig, concessionária exclusiva de distribuição de gás natural canalizado no estado de Minas Gerais, é responsável pela distribuição de um volume de 4,1 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, através de uma rede de mais de 850 km de gasodutos.
Deixe seu comentário